fbpx
LocalSaúde

Aumento de casos de dengue preocupa autoridades de saúde em Conceição de Monte Alegre

População precisa se conscientizar para combater o mosquito transmissor

Nos últimos dias, a população de Conceição de Monte Alegre, em Paraguaçu Paulista, tem vivenciado uma situação preocupante em relação aos casos de dengue. Mesmo com a queda da temperatura, o número de notificações da doença tem aumentado. Somente na última semana, foram registrados cerca de 50 casos na região.

Diante dessa situação, a Prefeitura Municipal e o Departamento de Saúde têm intensificado as ações de busca ativa, bloqueio, eliminação e recolhimento de criadouros, controle focal e orientação junto aos moradores. No entanto, essas medidas não são eficazes sem a colaboração da população local.

Durante as atividades de busca ativa, os agentes encontraram uma grande quantidade de recipientes que acumulam água e vários focos do mosquito transmissor da dengue nas residências. É importante ressaltar que cada morador tem a obrigação de vistoriar seus quintais e casas, evitando o acúmulo de água parada em recipientes inadequados e o descarte de lixo em locais impróprios, como terrenos baldios.

A Unidade de Saúde do distrito também intensificou o trabalho de orientação à população sobre os sintomas da dengue, como febre alta, dores no fundo dos olhos, nas articulações e no corpo, vômito, diarreia, dores de cabeça ou no abdômen. Caso apresente algum desses sintomas, a população deve procurar imediatamente o atendimento médico.

Além disso, é importante destacar que a dengue vem preocupando todo o Estado de São Paulo em 2023, devido ao aumento do número de casos graves e mortes. Outro fator que tem contribuído para a disseminação da doença é a falta de inseticidas em todo o país, devido à matéria-prima vinda da Ucrânia, um país em guerra.

Portanto, é fundamental que a população se conscientize sobre a importância de combater o mosquito transmissor da dengue, adotando medidas preventivas em suas casas e denunciando possíveis criadouros à equipe de saúde. A prevenção é a melhor forma de evitar a proliferação da doença e proteger a saúde de todos.

Mostrar mais

Samuel Nascimento

Natural de Paraguaçu Paulista, terra de Erasmo Dias, Liana Duval e Nho Pai. Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e cursando Engenharia da Computação; Empreendedor na área de Marketing Digital; Ciclista; Músico Violinista; Organizador do Festival de Música de Paraguaçu Paulista e Spalla da Orquestra Jovem de Paraguaçu Paulista.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo