Em um marco histórico, o Brasil alcançou a impressionante marca de nove milhões de turistas internacionais em 2025, superando significativamente o recorde anterior de seis milhões e setenta e sete mil visitantes em 2024. Este feito foi comemorado pela Embratur com um evento em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, onde o presidente da instituição, Marcelo Freixo, destacou a importância deste resultado.
De acordo com Freixo, a conquista de nove milhões de turistas é um claro indicativo de que o turismo pode ser uma ferramenta decisiva para um novo modelo de economia, sustentável e responsável, capaz de impulsionar o desenvolvimento do país. Ele ressaltou o papel fundamental da promoção internacional do Brasil, do reposicionamento da imagem do país no exterior e da atuação estratégica para alcançar esse objetivo.
A expansão da malha aérea internacional, acompanhada de um estudo detalhado de dados para cada mercado, melhorou significativamente a eficiência da promoção do Brasil no mundo, tornando-a mais eficaz em atrair turistas. Além disso, a previsão é que o turismo no Rio de Janeiro registre um crescimento superior a 12% na emissão de passagens aéreas, enquanto a malha aérea internacional que chega ao Aeroporto do Galeão deve registrar aumentos superiores a 16% no ano que vem.
Nos últimos meses, a Argentina consolidou-se como o principal emissor de turistas para o Brasil, com mais de três milhões de argentinos chegando em 2025, representando um aumento de 82,1% em comparação ao mesmo período de 2024. O Chile ocupa a segunda posição, com 720 mil visitantes, enquanto os Estados Unidos ocupam a terceira posição, com 680 mil entradas. São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul continuam sendo as principais portas de entrada do turismo internacional no país.
