Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros: 25 Anos de Diversidade Brasileira

Em 2025, o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, celebra 25 anos de história e resistência. De 13 a 20 de setembro, a festa reunirá comunidades tradicionais, povos indígenas e quilombolas para manter vivos os saberes ancestrais e celebrar a rica diversidade cultural brasileira. Com aproximadamente meio milhão de pessoas já recebidas ao longo de suas duas décadas e meia de existência, o evento se consolidou como um importante polo de cultura e brasilidade.

Juliano Basso, presidente da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, criador e organizador do encontro, destaca a importância do evento: “É um momento tradicional de encontro entre diversas comunidades, com a riqueza da música, dança e rituais que expressam a diversidade do povo brasileiro e a importância dos nossos patrimônios imateriais”.

A edição de 2025 promete uma mistura única de música tradicional e popular, com a presença de artistas renomados como Hamilton de Holanda, Maciel Salú e Amaro Freitas. Juliano Basso explica: “A gente propõe esses encontros, entre a música tradicional das comunidades com os músicos consolidados no Brasil e no mundo”.

Além da música, o encontro convida à reflexão sobre a importância de estarmos presentes no mundo contemporâneo. A temática central de 2025 é “a arte de nos fazermos presentes”, um convite a conectarmos com os valores ancestrais em um mundo que muitas vezes se afasta de suas raízes. A edição também busca promover o aprendizado sobre o uso sustentável dos recursos naturais e as possibilidades para o futuro.

Organizado pela Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge e pela Aldeia Multiétnica, o evento conta com o patrocínio da Petrobras, através da lei de incentivo à cultura.

Sair da versão mobile