O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou ontem, 13 de julho, a Pesquisa Mensal de Comércio, que revelou uma leve retração de 0,1% nas vendas do varejo em junho em comparação com maio de 2025. No entanto, a comparação com o mesmo mês do ano anterior, junho de 2024, mostra um aumento de 0,3% no volume de vendas.
No acumulado do primeiro semestre, o comércio registrou um crescimento de 1,8%, e nos últimos 12 meses, a alta foi de 2,7%.
A pesquisa apontou variações negativas no volume de vendas em cinco das oito atividades do varejo analisadas. As categorias que registraram recuos foram: equipamentos e material para escritório, informática e comunicação; livros, jornais, revistas e papelaria; móveis e eletrodomésticos; artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria; e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo.
Por outro lado, as categorias que apresentaram resultados positivos entre maio e junho de 2025 foram: outros artigos de uso pessoal e doméstico; tecidos, vestuário e calçados; e combustíveis e lubrificantes.