As intensas chuvas que atingiram a Grande São Paulo na sexta-feira (16) deixaram um rastro de destruição e dificuldades para a população. Ruas e residências foram alagadas, árvores caíram, deslizamentos ocorreram e a falta de energia elétrica foi um dos principais problemas enfrentados. As cidades mais afetadas foram a capital, Itapecerica da Serra, Rio Grande da Serra, Mauá, Ribeirão Pires, São José dos Campos e Jacareí.
Em uma das áreas mais atingidas, na zona Sul da capital paulista, um casal desapareceu após o carro em que estavam ser arrastado pela correnteza em um córrego, na Avenida Carlos Caldeira Filho. Os bombeiros continuam realizando buscas neste sábado (17) em busca de informações sobre o paradeiro do casal.
Por conta da situação, o governo planeja instalar um Gabinete de Crise no domingo (18) para monitorar a situação e tomar medidas para minimizar os danos causados pelas chuvas. A Defesa Civil de São Paulo emitiu um novo alerta para todo o estado, alertando para as condições atmosféricas favoráveis à ocorrência de chuvas intensas nos próximos dias.
As chuvas podem ser mais intensas na faixa Leste paulista, com potencial para raios, rajadas de vento e queda isolada de granizo. Além disso, há risco de elevados acumulados, especialmente entre domingo e segunda-feira (19), o que pode causar transtornos em diversas regiões. É importante que as pessoas estejam preparadas e sigam as instruções das autoridades para minimizar os riscos.
