O Brasil enfrenta uma situação preocupante com 195 notificações de intoxicações por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas. São Paulo lidera o número de casos, com 162 registros, sendo 14 confirmados e 148 em investigação, conforme dados do Ministério da Saúde.
Além de São Paulo, suspeitas de intoxicação por metanol também foram registradas em Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Paraná, Bahia, Goiás, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Rondônia, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.
A gravidade da situação levou o Ministério da Saúde a determinar que estados e municípios notifiquem imediatamente todas as suspeitas de intoxicação. Em um esforço para conter a escalada de casos, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou a compra de 12 mil unidades de etanol farmacêutico, um antídoto crucial no tratamento de intoxicações por metanol, além de 2,5 mil unidades de fomepizol, outro medicamento utilizado no tratamento.
A distribuição de etanol farmacêutico para os estados que solicitaram reforço de estoque já está em andamento. O Distrito Federal foi um dos primeiros a receber o medicamento, com o envio de 90 ampolas.