Mais de 60 municípios participam de seminário sobre impactos das mudanças climáticas nas cidades

Na manhã desta quarta-feira (17), a Fundação Educacional do Município de Assis – FEMA sediou o Seminário “O Impacto das Mudanças Climáticas nas Cidades”, evento realizado em colaboração entre o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema – CIVAP, a Associação dos Municípios de Médio e Pequeno Porte do Estado de São Paulo – Amppesp e a Defesa Civil do Estado de São Paulo.
O encontro reuniu mais de 170 participantes, entre prefeitos, gestores municipais, autoridades estaduais e especialistas para discutir os desafios que as mudanças climáticas impõem às cidades, afetando diretamente infraestrutura, vida das pessoas e gestão pública.
A abertura contou com a presença do presidente do CIVAP e prefeito de Palmital, Luis Gustavo Mendes Moraes; do presidente da Amppesp, Adinan Ortolan; da diretora da Defesa Civil do Estado de São Paulo, Major Tatiana Rocha; do chefe de gabinete da Casa Militar e coordenador adjunto de Defesa Civil do Estado, Tenente Coronel Rinaldo de Araújo Monteiro; de prefeitos da região, além do advogado e consultor ambiental Dr. Joaquim Dutra Furtado Filho e do coordenador municipal de Defesa Civil de Palmital, Fabiano José dos Santos, representando os gestores da Câmara Técnica.
Com a palavra, prefeitos da região destacaram a relevância da cooperação entre municípios e Estado na busca de soluções conjuntas para mitigar os efeitos climáticos.
A programação técnica iniciou com a palestra do Tenente Coronel Rinaldo de Araújo Monteiro, que apresentou as Consequências dos eventos críticos do Estado de São Paulo, trazendo dados e exemplos práticos sobre ocorrências recentes e a necessidade de ampliar a prevenção. Em seguida, Dr. Joaquim Dutra Furtado Filho, que abordou o tema “O inventário municipal de emissão de poluentes como condição para obtenção dos recursos dos créditos de carbono”.
Encerrando a manhã de trabalhos, a Major Tatiana Rocha falou sobre a “Criação do Fundo Orçamentário Municipal de Defesa Civil”, ressaltando a importância de os municípios estarem financeiramente preparados para responder a situações de emergência.
O seminário foi marcado pela troca de experiências, perguntas e respostas, e reforçou o compromisso do CIVAP e parceiros em fortalecer a atuação da Defesa Civil e dos municípios frente às mudanças climáticas.

Fonte
Assessoria de Imprensa e Comunicação Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema
Sair da versão mobile