Em uma operação conjunta realizada nesta quinta-feira (28), policiais civis de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, atuam em conjunto com a Coordenadoria de Recursos Especiais e os Departamentos Gerais de Polícia do Interior e da Capital contra uma organização criminosa especializada em golpes contra idosos. A ação ocorre na região de Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
As investigações apontam que o grupo se infiltrava na vida das vítimas, se passando por funcionários de prefeituras e prometendo benefícios sociais. Com a confiança conquistada, os criminosos conseguiam obter dados bancários, principalmente de aposentados e pensionistas.
A partir daí, as contas das vítimas eram exploradas de forma fraudulenta, com movimentações suspeitas que resultavam em prejuízos financeiros consideráveis. A polícia descobriu que os criminosos utilizavam documentos falsos, aplicativos e transferências via Pix para perpetrar os golpes, explorando a vulnerabilidade de pessoas mais idosas.