Em um esforço inovador para abordar dois problemas simultaneamente, o projeto Recicla Visão está transformando plástico em armações de óculos de grau para crianças de 8 a 14 anos em comunidades carentes no Rio de Janeiro. Além de oferecer óculos, o projeto também fornece exames oftalmológicos gratuitos e oficinas educativas focadas na reciclagem.
Com uma meta ambiciosa, o Recicla Visão visa atender anualmente 15 mil crianças em todo o Brasil, mais do que o dobro do número atual de 2 mil crianças atendidas por 20 ONGs em áreas vulneráveis. Essa expansão é possível graças às clínicas móveis devidamente equipadas com máquinas de reciclagem capazes de produzir armações em até três tamanhos diferentes.
A produtora do projeto, Mariana Salles, da Precious Noggles, destaca a importância do Recicla Visão. “Nossa meta não se resume apenas à reciclagem e ao atendimento social. Queremos criar uma iniciativa que combine soluções inovadoras para o plástico com necessidades sociais urgentes. Ver esse projeto ganhar forma, oferecendo exames de vista e transformando resíduos em armações de óculos de grau, que permitem que milhares de crianças enxerguem melhor e aprendam mais, é a concretização de um impacto real e duradouro.”
A iniciativa também prevê oficinas práticas, onde as crianças aprenderão a transformar materiais reciclados em armações de óculos. Com a ajuda dessas oficinas, elas não apenas aprenderão a reciclar, mas também desenvolverão habilidades importantes para a vida.
De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, cerca de 19% das crianças entre 6 meses e 15 anos têm alguma deficiência visual, e 80% das crianças em idade escolar nunca fizeram um exame oftalmológico. É nesse contexto que o Recicla Visão se apresenta como uma solução inovadora e necessária para abordar essas questões.