A temporada de festas está chegando e, com ela, as lojas e supermercados estão preparados para atender à demanda crescente dos consumidores. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o comércio está se preparando para um Natal recordista, com uma expectativa de admissão de mais de 100 mil trabalhadores temporários, 5.500 a mais do que no ano passado. Isso significa que o número de contratações temporárias está crescendo mais do que nunca, e a taxa de efetivação desses trabalhadores também está aumentando.
A expectativa é de que mais de 12% dos temporários contratados sejam efetivados com uma carteira de trabalho assinada, o que é uma boa notícia para os trabalhadores e para as empresas que os contratam. O economista da CNC, Fábio Bentes, explica que essa expectativa está relacionada à previsão de uma queda de juros no início do próximo ano, o que vai aquecer ainda mais o mercado de trabalho e as condições de consumo.
O varejo é uma atividade caracterizada pelo atendimento ao público, e as vendas estão crescendo. Isso significa que as lojas e supermercados precisam contratar mais trabalhadores temporários para atender à demanda. E é isso que está acontecendo, com os segmentos de hiper e supermercados, e vestuário, concentrando os maiores volumes de contratações. Juntos, eles vão empregar 75% do total de temporários.
A comerciante Viviane Gadelha, dona de uma loja de roupas fitness, afirma que a demanda por trabalho temporário tem aumentado e que a maioria das pessoas espera ser efetivada, principalmente no cargo de vendedor. A contratação temporária tem uma função importante, pois existe a possibilidade de o funcionário temporário ser efetivado. E é isso que está acontecendo, com muitos trabalhadores temporários sendo efetivados e se tornando funcionários permanentes.
Lucas de Oliveira Camelo, de 25 anos, é um exemplo disso. Ele entrou como temporário em uma loja de material esportivo em um shopping em Brasília e foi efetivado em março deste ano. Ele conta que a pontualidade e a dedicação foram fundamentais para garantir a vaga. Ana Luiza de Souza Moreira, de 19 anos, também conseguiu uma vaga temporária em um supermercado e espera ganhar experiência e ser efetivada.
O salário médio mensal de admissão para este Natal é de R$ 1.983,54, um aumento de 7,4% em relação ao ano passado. Isso é uma boa notícia para os trabalhadores temporários e para as empresas que os contratam. A temporada de festas está chegando, e com ela, as oportunidades de emprego estão aumentando.
