Venezuela Entregará Petróleo aos EUA sob Controle de Trump

Em uma surpresa inesperada, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que a Venezuela concordou em entregar entre 30 e 50 milhões de barris de petróleo de alta qualidade ao seu país. A notícia foi divulgada na rede social Truth Social, controlada pelo próprio Trump.

Segundo Trump, o petróleo será vendido no preço de mercado e o dinheiro gerado será colocado sob seu controle direto. Além disso, o óleo será transportado por navios tanque e direcionado aos portos de descarga nos Estados Unidos. A medida é uma consequência direta da operação de invasão realizada por Trump na Venezuela no último sábado, que resultou na sequestro do presidente Nicolás Maduro. Anteriormente, Trump havia manifestado sua intenção de controlar o setor de petróleo venezuelano.

A decisão do presidente Trump gerou reações mistas entre os especialistas. Werter Oliveira, economista do Conselho Regional de Economia da Paraíba, destaca que o impacto da medida ainda precisa ser avaliado. “É preciso saber como o controle efetivo do petróleo venezuelano será exercido. Sabemos que existem muitas empresas americanas interessadas em aproveitar esse recurso. Se a oferta de petróleo for reduzida, podemos esperar uma elevação nos preços. Se a oferta for maior, o preço da commodity pode cair no mercado internacional”, analisa.

Até o momento, o valor de 50 milhões de barris de petróleo, uma referência internacional utilizada por mais da metade das compras mundiais, seria de cerca de US$ 3 bilhões. A decisão de Trump pode ter consequências significativas no mercado internacional e é claro que os especialistas estarão atentos a como a medida será implementada.

Sair da versão mobile