Trump ameaça tarifas sobre produtos indianos por compras de petróleo russo

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, divulgou em sua rede social Truth Social a intenção de aumentar significativamente as tarifas sobre produtos importados da Índia. A decisão, segundo Trump, é uma resposta direta às compras em grande volume de petróleo russo pelo governo indiano e à posterior revenda desse petróleo no mercado internacional.

A medida surge em meio à continuidade do conflito na Ucrânia e às discussões globais sobre o financiamento indireto da máquina de guerra russa. Em sua postagem, o presidente americano afirma que “a Índia não está apenas comprando quantidades massivas de petróleo russo, eles estão revendendo, em grande parte, o petróleo adquirido no mercado aberto para obter lucros consideráveis. Eles demonstram total indiferença ao número de pessoas na Ucrânia que estão sendo vítimas da máquina de guerra russa”.

Apesar do anúncio, Trump não detalhou a nova alíquota das tarifas nem os produtos que serão impactados pela medida.

A publicação de Trump ocorre poucos dias depois de ele sinalizar a intenção de impor uma tarifa de 25% sobre bens importados da Índia, além de outras penalidades não especificadas. No entanto, o tom utilizado pelo líder americano se intensificou diante do contínuo comércio indiano com o petróleo russo, especialmente em um contexto em que Washington busca isolar Moscou economicamente devido à invasão da Ucrânia.

A Índia, terceiro maior importador de petróleo do mundo, adotou uma postura neutra e pragmática na guerra da Ucrânia. A importação de petróleo da Rússia passou de menos de 2% para mais de um terço, tornando esse país o principal fornecedor. O governo indiano aproveita os descontos oferecidos, defendendo a importação de petróleo da Rússia como uma decisão de “interesse nacional” e uma ação que contribui para a estabilidade energética global, sob a liderança do premiê Narendra Modi.

Sair da versão mobile