Mais de meio dos estudantes que ingressaram na USP em 2025 vinham de escolas públicas. Dos 10.803 alunos de graduação que se juntaram à universidade em 2025, 53,5% haviam concluído o Ensino Médio em instituições públicas, enquanto 28,3% eram representados por estudantes negros, pardos e indígenas. Esses dados demonstram a importância da educação pública em fornecer oportunidades para jovens de diferentes backgrounds sociais se tornarem parte da comunidade universitária.
Apesar da USP ser considerada uma instituição de ensino superior de elite, a universidade tem feito esforços para ampliar a sua base de estudantes, tornando-se mais representativa da sociedade brasileira. A abertura de novas vagas e a implementação de programas de inclusão são apenas alguns exemplos desse esforço. Além disso, a universidade também tem sido criticada por manter uma estrutura elitista, o que pode limitar as oportunidades de acesso para estudantes de classes mais baixas.
A estatística de 53,5% de estudantes que ingressaram na USP em 2025 vindos de escolas públicas é um passo importante na direção certa. Isso demonstra que a educação pública pode ser um fator decisivo para o sucesso futuro de jovens e que a USP está se esforçando para ser mais inclusiva. No entanto, é ainda necessário mais esforço para garantir que a universidade seja um espaço acessível e inclusivo para todos.