Registrato: O que é, para que serve e como se cadastrar

O Registrato permite a consulta de todo o relacionamento bancário de uma pessoa, incluindo contas de banco, empréstimos e financiamentos

Você já ouviu falar no Registrato? A ferramenta, criada pelo Banco Central, permite a consulta de todo o relacionamento bancário de qualquer pessoa física, sendo útil, inclusive, para detectar fraudes financeiras.

Por meio do Registrato é possível checar por contas correntes, cartões de crédito, empréstimos, financiamento, operações de câmbio e mesmo chaves PIX ligadas a um nome.

O QUE É O REGISTRATO?

O Registrato é um sistema que permite aos cidadãos terem acesso a relatórios contendo informações sobre relacionamentos com as instituições financeiras, operações de crédito e de câmbio.

A plataforma pode ser acessada por qualquer cidadão com CPF ou CNPJ válido, sendo necessário para isso apenas a realização de cadastro. O acesso à ferramenta é gratuito e rápido, diretamente pela internet.

Por meio do Registrato, é possível acessar os seguintes relatórios:

PARA QUE SERVE?

O Registrato é uma ferramenta que une todas as operações financeiras feitas no nome de uma pessoa. Ele pode ser útil para exibir possíveis contas ou empréstimos feitos por terceiros sem o conhecimento da vítima por meio de fraudes.

Apesar de as informações não serem disponibilizadas em tempo real, o Banco Central recomenda uma consulta periódica ao sistema para que se possam detectar possíveis fraudes.

O relatório de operações de câmbio e transferências internacionais também pode ser útil, por exemplo, para estudantes estrangeiros que realizam intercâmbio no Brasil e precisam comprovar que não recebem auxílio financeiro externo para se candidatarem a bolsas de estudo junto ao Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Ele também pode ser usado por empresas que precisam comprovar a realização ou não de transações internacionais – tais como exportações, importações e transferências financeiras.

COMO CONSULTAR O REGISTRATO DO BANCO CENTRAL?

A consulta pode ser feita diretamente no site do Banco Central, tanto no computador como em dispositivos móveis, como tablets ou celulares.

Para a ferramenta, é preciso realizar o cadastro ou utilizar a Conta gov.br nível prata ou ouro. Quem deseja cadastrar uma nova conta deve acessar a página do Registrato, selecionar a opção de pessoa física ou pessoa jurídica e escolher uma forma de credenciamento. Veja o passo a passo para acessar em cada opção.

CONSULTA UTILIZANDO CELULAR

  1. No aplicativo de um banco em que já é correntista, busque a opção “Registrato”. O caminho é o seguinte nos principais bancos:
    1. Banco do Brasil: “Menu” > “Serviços” > “Registrato”;
    2. Bradesco: “Registrato”;
    3. Caixa Econômica: “Senhas e Configurações” > “Registrato Banco Central”;
    4. Itaú: “Serviços” > “Registrato Banco Central”;
    5. Santander: “Menu” > “Santander On” > “Meu Momento” > “BACEN Auto Credenciamento Registrato”;
    6. Sicoob: “Serviços” > “Registrato Banco Central”;
    7. Sicredi: “Sicredi X” > “Registrato”;
  2. Copie o PIN que será gerado. Atenção: ele tem validade de apenas 5 minutos;
  3. Na área de cadastro, informe CPF, instituição financeira, e-mail, o PIN e crie uma senha de acesso;
  4. Conclua o cadastro.

CONSULTA UTILIZANDO INTERNET BANKING

  1. Obtenha uma frase de segurança no site do Banco Central, informando CPF, data de nascimento, primeiro nome da mãe e instituição financeira. Atenção: a frase tem validade de apenas 48 horas;
  2. Acesse sua conta no Internet banking de um banco em que já é correntista pelo computador;
  3. Procure a opção Registrato e valide a frase de segurança;
  4. Na área de cadastro, informe CPF, instituição financeira, e-mail, a frase de segurança e crie uma senha de acesso;
  5. Conclua o cadastro.

CONSULTA POR CERTIFICADO DIGITAL

  1. Acesse com o certificado (e-CPF tipo A1 ou A3) pelo computador para comprovar sua identidade;
  2. Obtenha a senha de acesso;
  3. Acesse o Registrato

Fonte
Banco Central
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