Registrato: O que é, para que serve e como se cadastrar
O Registrato permite a consulta de todo o relacionamento bancário de uma pessoa, incluindo contas de banco, empréstimos e financiamentos
Você já ouviu falar no Registrato? A ferramenta, criada pelo Banco Central, permite a consulta de todo o relacionamento bancário de qualquer pessoa física, sendo útil, inclusive, para detectar fraudes financeiras.
Por meio do Registrato é possível checar por contas correntes, cartões de crédito, empréstimos, financiamento, operações de câmbio e mesmo chaves PIX ligadas a um nome.
O QUE É O REGISTRATO?
O Registrato é um sistema que permite aos cidadãos terem acesso a relatórios contendo informações sobre relacionamentos com as instituições financeiras, operações de crédito e de câmbio.
A plataforma pode ser acessada por qualquer cidadão com CPF ou CNPJ válido, sendo necessário para isso apenas a realização de cadastro. O acesso à ferramenta é gratuito e rápido, diretamente pela internet.
Por meio do Registrato, é possível acessar os seguintes relatórios:
- Relatório de Contas e Relacionamentos em Bancos – CCS: contém informações sobre os relacionamentos da pessoa física ou da pessoa jurídica com as instituições financeiras nas quais o cliente mantém seus ativos e/ou investimentos (como conta corrente e poupança). De acordo com o Banco Central, as informações fornecidas se referem aos relacionamentos vigentes desde 01.01.2001 e não contêm dados de valor, de movimentação financeira ou de saldos de contas ou aplicações.
- Relatório de Empréstimos e Financiamentos – SCR: exibe informações sobre as operações de crédito (como empréstimos, financiamentos e outras) obtidas por uma pessoa física ou por uma pessoa jurídica. São consideradas apenas operações de valor total igual ou superior a R$ 200.
- Relatório de Operações de Câmbio e Transferências Internacionais: contém informações sobre as operações de câmbio e transferências internacionais registradas por uma pessoa física ou por uma pessoa jurídica.
- Relatório de Chaves Pix: mostra a lista de bancos, cooperativas de crédito e outras instituições financeiras e de pagamento onde o cliente tem uma chave PIX cadastrada.
PARA QUE SERVE?
O Registrato é uma ferramenta que une todas as operações financeiras feitas no nome de uma pessoa. Ele pode ser útil para exibir possíveis contas ou empréstimos feitos por terceiros sem o conhecimento da vítima por meio de fraudes.
Apesar de as informações não serem disponibilizadas em tempo real, o Banco Central recomenda uma consulta periódica ao sistema para que se possam detectar possíveis fraudes.
O relatório de operações de câmbio e transferências internacionais também pode ser útil, por exemplo, para estudantes estrangeiros que realizam intercâmbio no Brasil e precisam comprovar que não recebem auxílio financeiro externo para se candidatarem a bolsas de estudo junto ao Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Ele também pode ser usado por empresas que precisam comprovar a realização ou não de transações internacionais – tais como exportações, importações e transferências financeiras.
COMO CONSULTAR O REGISTRATO DO BANCO CENTRAL?
A consulta pode ser feita diretamente no site do Banco Central, tanto no computador como em dispositivos móveis, como tablets ou celulares.
Para a ferramenta, é preciso realizar o cadastro ou utilizar a Conta gov.br nível prata ou ouro. Quem deseja cadastrar uma nova conta deve acessar a página do Registrato, selecionar a opção de pessoa física ou pessoa jurídica e escolher uma forma de credenciamento. Veja o passo a passo para acessar em cada opção.
CONSULTA UTILIZANDO CELULAR
- No aplicativo de um banco em que já é correntista, busque a opção “Registrato”. O caminho é o seguinte nos principais bancos:
- Banco do Brasil: “Menu” > “Serviços” > “Registrato”;
- Bradesco: “Registrato”;
- Caixa Econômica: “Senhas e Configurações” > “Registrato Banco Central”;
- Itaú: “Serviços” > “Registrato Banco Central”;
- Santander: “Menu” > “Santander On” > “Meu Momento” > “BACEN Auto Credenciamento Registrato”;
- Sicoob: “Serviços” > “Registrato Banco Central”;
- Sicredi: “Sicredi X” > “Registrato”;
- Copie o PIN que será gerado. Atenção: ele tem validade de apenas 5 minutos;
- Na área de cadastro, informe CPF, instituição financeira, e-mail, o PIN e crie uma senha de acesso;
- Conclua o cadastro.
CONSULTA UTILIZANDO INTERNET BANKING
- Obtenha uma frase de segurança no site do Banco Central, informando CPF, data de nascimento, primeiro nome da mãe e instituição financeira. Atenção: a frase tem validade de apenas 48 horas;
- Acesse sua conta no Internet banking de um banco em que já é correntista pelo computador;
- Procure a opção Registrato e valide a frase de segurança;
- Na área de cadastro, informe CPF, instituição financeira, e-mail, a frase de segurança e crie uma senha de acesso;
- Conclua o cadastro.
CONSULTA POR CERTIFICADO DIGITAL
- Acesse com o certificado (e-CPF tipo A1 ou A3) pelo computador para comprovar sua identidade;
- Obtenha a senha de acesso;
- Acesse o Registrato