fbpx
LocalTurismo

13 de Junho – Dia do Turista

O que Fazer em Paraguaçu Paulista - Estância Turistica?

A data homenageia viajantes e exploradores de todo o mundo e visa ampliar a conscientização sobre medidas básicas a serem tomadas em viagens. A Organização Mundial de Turismo define turista como a pessoa que vive em um local diferente por menos de um ano, geralmente com o objetivo de conhecer lugares e pontos turísticos.

Na Grécia Antiga os deslocamentos para assistir as Olimpíadas eram uma das formas usuais de turismo. Já os antigos romanos costumavam se deslocar em busca de águas termais e para o lazer nas regiões costeiras. Na Idade Média essa forma de mobilidade sofreu uma retração e basicamente se limitou às peregrinações religiosas. Foi a partir da Revolução Industrial, no século XIX, que viajar por lazer tornou-se uma atividade econômica rentável.

Dia do Turista

O Dia do Turista foi criado através do Ministério do Turismo, para homenagear os turistas, tanto aqueles que viajam pelo Brasil quanto os que viajam pelo mundo, e enaltecer sua importância.

O turismo é uma indústria curiosa, pois trata de lazer e economia ao mesmo tempo. Para quem viaja, o propósito é claro: relaxar, se distanciar dos problemas e preocupações de onde mora e conhecer outras culturas, lugares e climas diferentes.

Ao mesmo tempo, o turismo é um pilar importantíssimo da economia da grande maioria dos países, incluindo o Brasil. Só no Brasil, o mercado de viagens movimenta quase 10% da economia. Em algumas cidades, essa atividade corresponde a praticamente todo o rendimento da população.

O turismo é uma das melhores formas de difundir a cultura de um território, mostrar a beleza dos ambientes e movimentar a economia. A importância do turismo é enorme para os brasileiros, seja para o lazer, seja para a cultura e os negócios.

Com a retomada das atividades pós-pandemia, o setor de turismo vem crescendo e promete boas notícias para 2022. No ano passado, já tivemos um aumento de 21,1% no Índice de Atividades Turísticas. Neste ano, o setor já está bombando, pois as pessoas desejam relaxar e viver grandes experiências.

Mais do que nunca, viajar é necessário para renovar as energias com quem você mais ama, além de conhecer lugares que só viu pela telinha do celular e visitar cidades já queridas de longa data. Cada um tem um destino favorito.

Benefícios do turismo

Já mostramos como o turismo é relevante para a economia, mas os benefícios de viajar não param aí. Ele alivia as pessoas da rotina corrida e pode até oferecer experiências transformadoras. Além disso, os locais se beneficiam com o fluxo de turistas.

Entretanto, há práticas turísticas que danificam a natureza e afetam o ambiente local. Por isso, o conceito de turismo consciente vem se tornando cada vez mais popular. Isso significa um turismo que não afete a natureza negativamente, respeite os trabalhadores e a população local, além de valorizar a cultura do território.

Cada vez mais, os turistas demonstram preocupação com a preservação dos locais para onde viajam. No mundo de hoje, é essencial saber se as empresas das viagens respeitam a terra e prezam pelo bem-estar do ambiente e do cliente.

Turismo em Paraguaçu Paulista

Tida como a “Princesinha da Alta Sorocabana”, Paraguaçu Paulista vem se firmando no cenário Turístico do Estado de São Paulo como um potencial pólo de desenvolvimento do setor de entretenimento cultural, natural, rural e de lazer. Paraguaçu Paulista tem excelentes lugares para turistar. Você pode conhecer as belíssimas cachoeiras, saborear deliciosas culinárias que passam por hambúrgueres artesanais, peixe na telha, a melhor pizza do interior, tomar café na roça ou saborear um delicioso café da manhã em uma fábrica de queijo artesanal de búfala, ou, quem sabe, visitar a Maria Fumaça, o Grande Lago, o Jardim Japonês entre outros lugares, que você pode encontrar aqui, no site de nosso parceiro: https://conhecaparaguacu.com.br. Opções não faltam!

Viaje e venha conhecer Paraguaçu Paulista

Quer viajar junto de quem você gosta? Temos uma indicação muito especial para você, o Esplanada Hotel oferece os melhores pacotes para todos os viajantes!

Que tal aproveitar o feriadão prolongado, conhecer Paraguaçu e ainda se hospedar do mais aconchegante hotel da cidade? O Esplanada Hotel está com um pacote atrativo para o feriado de Corpus Christi, confira:

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do site Conheça Paraguaçu, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre Paraguaçu Paulista.

Mostrar mais

Samuel Nascimento

Natural de Paraguaçu Paulista, terra de Erasmo Dias, Liana Duval e Nho Pai. Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e cursando Engenharia da Computação; Empreendedor na área de Marketing Digital; Ciclista; Gerente de Hotel; Músico Violinista; Organizador do Festival de Música de Paraguaçu Paulista e Spalla da Orquestra Jovem de Paraguaçu Paulista.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo