Mundo

Visita Especial da Casa Branca a Gaza Após Críticas de Trump a Israel e Hamas

O enviado especial da Casa Branca para o Oriente Médio, Steve Witkoff, se encontrou com representantes da GHF (Fundação Humanitária para Gaza) em Rafah, na manhã de sexta-feira (1º de julho). A visita, realizada em conjunto com o embaixador americano Mike Huckabee, teve como objetivo analisar de perto a situação humanitária na Faixa de Gaza, um dia após o presidente Donald Trump reiterar a necessidade de Israel aprimorar o monitoramento da entrega de ajuda ao território palestino.

Witkoff, durante sua estadia em Gaza, passou mais de cinco horas observando as condições no local, conversando com a GHF e outras agências. O objetivo principal dessa visita, afirmou Witkoff em uma mensagem no X, era fornecer ao presidente Trump uma visão clara e precisa da realidade humanitária na Faixa de Gaza, além de auxiliar na elaboração de um plano para garantir o acesso à alimentação e assistência médica à população local.

A visita de Witkoff ocorre em um momento de crescente atenção internacional à situação humanitária em Gaza. Trump, em uma entrevista coletiva na Casa Branca na quinta-feira (31), reafirmou a necessidade de Israel melhorar o controle sobre a distribuição de ajuda, respondendo a questionamentos sobre a crise humanitária no enclave palestino.

Em sua fala, o presidente americano afirmou que os Estados Unidos já haviam doado US$ 60 milhões em alimentos para Gaza, mas que os resultados dessa iniciativa não estavam sendo visíveis. Trump também criticou o Hamas por roubar parte da ajuda destinada à população palestina.

Essa postura de Trump se contrasta com a declaração do premiê israelense, Benjamin Netanyahu, que negava a existência de uma crise de fome em Gaza. Em uma visita à Escócia, Trump já havia denominado a situação como “fome de verdade”, enfatizando a necessidade de maior envolvimento dos Estados Unidos na resolução da crise humanitária na Faixa de Gaza.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo