Política e Economia

Ex-deputado federal é preso suspeito de espionagem

Alexandre Ramagem, ex-deputado federal, foi preso pelo ICE (Serviço de Imigração dos Estados Unidos) na última segunda-feira (13), gerando suspeitas de espionagem. Fabio Pagnozzi, advogado da ex-deputada Carla Zambelli, que está detida na Itália e teve sua extradição ao Brasil aceita pela Justiça local, manifestou preocupação com a situação.

Segundo Pagnozzi, é improvável que o governo dos EUA precisasse da cooperação da polícia brasileira para localizar alguém, considerando os recursos de investigação disponíveis nos Estados Unidos. “Estamos falando de um país com os maiores recursos de investigação do mundo. Qual a probabilidade de eles precisarem da cooperação da polícia brasileira para localizar alguém? Zero”, afirmou Pagnozzi durante entrevista ao programa Sem Rodeios da Gazeta do Povo.

O advogado também expressou esperança de que o governo norte-americano tome providências para esclarecer a situação. “Se isso for um incidente isolado, acredito que Marco Rubio, secretário de Estado dos EUA, tomará as providências cabíveis e exigirá explicações sobre quem estava investigando em solo americano”, disse.

Pagnozzi também manifestou preocupação com a postura do Congresso brasileiro no tocante à cassação de parlamentares. “A Carla Zambelli conseguiu sair antes, mas outros, como Eduardo Bolsonaro e o próprio Ramagem, não tiveram a mesma chance porque o rito legal — que exige passagem pela CCJ e pelo plenário — está sendo atropelado pelo regimento interno das Casas em obediência ao STF”, concluiu.

Questionado sobre o que pode acontecer com Ramagem após a detenção, Pagnozzi disse que é preciso esperar o pronunciamento oficial do ICE. “Ele está detido há mais de 24 horas, o que indica que não é algo simples, como uma carteira de motorista vencida — que resolveria com fiança. Há algo mais profundo”, afirmou.

O caso de Ramagem é apenas um dos muitos que envolvem denúncias de espionagem e extradição. Outros casos notórios incluem a Comissão da Câmara que aprovou denúncia internacional contra o STF com menção a Ramagem, a oposição que pediu que o STF anulasse a condenação de Ramagem e solicitasse asilo dos EUA ao ex-deputado, e o governo que tentou capitalizar a detenção de Ramagem, mas a extradição é incerta.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo