PL reconhece vitória de Lula e Flávio aposta no Congresso
O Partido Liberal (PL) reconheceu oficialmente a vitória de Lula (PT) na disputa presidencial, apenas um dia após a forte resistência inicial demonstrada por lideranças da legenda em aceitar o resultado das urnas proclamado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A guinada na postura oficial veio acompanhada de uma mudança estratégica no discurso da ala ligada ao ex-presidenciável Flávio Bolsonaro, que agora planeja concentrar esforços na formação de uma oposição sólida no Legislativo.
A nota oficial e o reconhecimento do TSE
Em nota divulgada à imprensa, a cúpula do PL, representada pelo presidente nacional da sigla Valdemar Costa Neto, ponderou que, embora o candidato do partido tenha liderado a corrida no primeiro turno, o cenário se inverteu na etapa definitiva.
‘Reconhecemos o resultado presidencial, proclamado pelo Tribunal Superior Eleitoral, mas entendemos que os questionamentos levantados precisam ser devidamente esclarecidos dentro de um debate político equilibrado e democrático’, pontuou o dirigente partidário na mensagem.
A estratégia de Flávio Bolsonaro e o foco no Congresso
Contariando o discurso inicial proferido logo após o encerramento da votação, quando ameaçou acionar instâncias jurídicas para anular o pleito por conta de divergências logísticas, Flávio apareceu em um novo vídeo publicado nas redes sociais com um tom pragmático. O senador confirmou que a campanha optará por uma via mais restrita, protocolando apenas um pedido de cassação da chapa vencedora sob a acusação de suposto abuso de poder econômico.
‘Eu vou pedir, sim, a cassação da chapa do Lula por todos os abusos que ele cometeu. A lei tem que valer para todo mundo’, declarou o parlamentar.
Transformando o Legislativo em uma fortaleza
Sem admitir explicitamente a derrota de forma pessoal, o senador direcionou o foco para a expressiva bancada conquistada pela direita no Senado Federal e na Câmara dos Deputados. Para ele, o resultado obtido nas urnas legislativas representa o trunfo necessário para conter o avanço de pautas governistas.
‘Para resistir ao caos, eu vou organizar a oposição. A gente fez a maioria no Senado e na Câmara. Foi uma vitória que vocês deram para o Brasil’, enfatizou Flávio, convocando os parlamentares aliados a transformarem as duas Casas legislativas em trincheiras de resistência política pelos próximos quatro anos.



