NacionalNotícias

Amazônia Preta

A programação da Mês da Consciência Negra em Manaus ganha destaque com a abertura da exposição coletiva “Amazônia Preta”, no Palacete Provincial, no coração do Centro Histórico da capital amazonense. A exposição é fruto da residência artística Pretoberância, que reuniu artistas negros e negras amazônicas para criar uma série de obras que buscam resgatar a memória da comunidade negra, desconstruir narrativas hegemônicas e celebrar a ancestralidade.

Entre as dezenas de obras expostas, é possível encontrar trabalhos que refletem as perspectivas contemporâneas da negritude, todas elas criadas durante o processo de criação coletiva e troca de saberes. A exposição será inaugurada com um cortejo especial, conduzido pelo Maracatu Pedra Encantada, que sairá da Praça Heliodoro Balbi e levará o público até o interior do Palacete.

Além da exposição, o Palacete oferece uma intervenção artística inédita na sua fachada, intitulada “Gigantes da Memória”. As 17 janelas do prédio histórico serão iluminadas com ilustrações de personalidades negras amazônicas que se destacaram em áreas como as artes, educação, ciência e cultura. Essas imagens visuais lembram a riqueza cultural da comunidade negra e destacam a importância de suas contribuições para a sociedade.

A exposição “Amazônia Preta” permanecerá aberta até o dia 22 de novembro. O Palacete Provincial, fundado em 1874, é um espaço cultural que abriga quatro museus de diferentes linguagens e um acervo estimado em cerca de 400 mil itens, segundo a Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas. O local é um patrimônio histórico e cultural da cidade, e a exposição “Amazônia Preta” é mais uma demonstração do seu valor como espaço de arte e cultura.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo