Mundo

Julian Assange Acusa Integrantes da Fundação Nobel de Irregularidades no Prêmio Nobel da Paz.

Julian Assange, fundador do site de whistleblowing WikiLeaks, apresentou uma denúncia formal na Suécia contra integrantes da Fundação Nobel, alegando irregularidades na entrega do Prêmio Nobel da Paz à líder oposicionista venezuelana María Corina Machado.

De acordo com um comunicado do WikiLeaks, Assange afirmou que 30 pessoas ligadas à Fundação Nobel, incluindo a presidente da fundação, Astrid Söderbergh Widding, e a diretora-executiva, Hanna Stjärne, transformaram “um instrumento de paz em um instrumento de guerra”. O fundador do WikiLeaks alega que a premiação de 2025 para Machado constitui apropriação indébita e facilitação de crimes de guerra segundo a lei sueca.

Assange argumentou que Machado continuou a incitar o governo dos EUA a seguir seu caminho de escalada militar, em referência à operação americana contra o narcotráfico no Mar do Caribe, perto da Venezuela, onde ações por terra ocorrerão em breve. “Usando-se de sua posição privilegiada como ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, Machado pode muito bem ter inclinado a balança a favor da guerra, facilitada pelos suspeitos nomeados”, afirmou Assange na denúncia.

A Fundação Nobel e María Corina Machado não se pronunciaram ainda sobre as acusações. É importante notar que a premiação do Nobel é definida por um comitê norueguês, mas a Fundação Nobel tem sede em Estocolmo, na Suécia.

A denúncia de Assange é o resultado de uma longa batalha judicial que ele travou no Reino Unido em relação ao vazamento de documentos confidenciais. No ano passado, Assange chegou a um acordo com o Departamento de Justiça dos EUA que permitiu que ele deixasse a prisão de segurança máxima e retornasse à Austrália.

A situação envolvendo Machado e a Fundação Nobel está profundamente ligada à crise política na Venezuela, onde o ditador Nicolás Maduro enfrenta pressões de dentro e de fora do país. A liderança de Machado na oposição venezuelana e a premiação do Nobel da Paz por sua luta pela democracia na Venezuela têm sido foco de atenção internacional.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo