NacionalNotícias

Serviços no Brasil registram variação negativa em novembro

Em novembro do ano passado, o volume de serviços no Brasil experimentou uma variação negativa de 0,1% em relação ao mês anterior, interrompendo uma sequência de nove resultados positivos consecutivos. Apesar disso, o setor continua a apresentar números promissores, estando 20% acima do nível de fevereiro de 2020, antes da pandemia, e apenas 0,1% abaixo do recorde da série histórica, alcançado em outubro de 2025.

Ao comparar novembro do ano passado com o mesmo mês de 2024, o volume de serviços apresentou um crescimento de 2,5%, o vigésimo resultado positivo consecutivo. Essas informações são baseadas na Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada recentemente pelo IBGE, que forneceu dados importantes sobre o desempenho do setor de serviços no Brasil.

A análise da pesquisa revelou que duas das cinco atividades pesquisadas registram queda em novembro: transportes, com uma redução de 1,4%, e informação e comunicação, com uma queda de 0,7%. Por outro lado, os setores de profissionais e administrativos e de outros serviços mostraram avanços na comparação com outubro de 2025. Já os serviços prestados às famílias permaneceram estáveis em novembro.

Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa, destacou que o resultado de novembro reflete uma certa manutenção do setor de serviços em patamares elevados. Isso se deve ao fato de que o setor havia alcançado o topo da sua série histórica no mês anterior. O acumulado no ano de janeiro a novembro de 2025 foi de 2,7%, liderado pelo setor de informação e comunicação, que cresceu 5,4%. Além disso, os setores de transportes, profissionais, administrativos e complementares, e os prestados às famílias também registraram avanços.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo