Nessa semana, o Presidente da República Jair Messias Bolsonaro, visitou a cidade de Chapecó-SC juntamente com uma caravana de Ministros e autoridades para conhecer de perto os protocolos usados no enfrentamento ao Covid-19 que estão obtendo sucesso. Confira seu discurso aqui.
A cidade de Chapecó-SC, com aproximadamente 220.000 habitantes, está se destacando no enfrentamento a Covid-19, principalmente em relação a nova Cepa P-1 (variante de Manaus). A partir de janeiro de 2020, e meio ao caos, o prefeito João Rodrigues, recém assumido, mudou drasticamente o protocolo de enfrentamento, visto que o vírus se adaptou.
Uma unidade hospitalar foi montada dentro do Centro de Eventos, com 75 leitos de enfermaria, 20 leitos de UTI semi-intensiva, com recursos municipais, com apoio de empresários, e o presidente Bolsonaro liberou os respiradores, já que havia muita dificuldade na aquisição com o Governo Estadual.
Em seguida, testagens em massas foram realizadas em todos os bairros para identificar quem estava contaminado, isolando essas pessoas, assintomáticas ou não, e passando por avaliação médica no ambulatório, o tratamento precoce começou imediatamente.
Pacientes internados em UTI PÚBLICO estão no Hospital Regional, que pertence ao Estado de Santa Catarina e atende toda a região, aproximadamente 1 milhão de habitantes.

O Hospital montado no Centro de Eventos já foram desativados devido ao sucesso do protocolo, muitas vidas estão sendo salvas e a economia da cidade está girando normalmente pois não houve Lockdown, apenas pacientes contaminados são isolados.
Um Centro Especializado em Recuperação Pós-Covid foi montado no Ginásio Ivo Silveira, com a finalidade de tratar pacientes que desenvolveram algum tipo de sequela.

Fonte: Prefeitura de Chapecó