Cultura e Pessoas

Maudie Dawley Lewis: Uma história de talento e superação

Conheça a história da artista que superou todas as expectativas sociais

Você gosta de Artes? Gosta de biografias inspiradoras? Aprecia histórias de superação e persistência?

Se você respondeu sim às perguntas anteriores, leia esse texto até o final!


E não se preocupe, não há spoilers no texto. Todas as informações podem ser encontradas na sinopse do filme ou em artigos sobre a biografada.


Quero recomendar a todos que gostam de Arte e biografias um filme que assisti na Netflix. A priori, pode parecer um filme cheio de clichês de autoajuda, mas vale a pena investir duas horas de sua vida assistindo a essa obra!


O filme se chama “Maudie: sua vida e sua arte”, e conta a história da pintora folk canadense Maudie Dawley Lewis. A pintora, que viveu na pobreza até seus últimos dias,  tem uma belíssima história de superação, talento, persistência e simplicidade.
Maudie Dawley
Maudie Dawley Lewis. Repare os efeitos da artrite reumatoide em suas mãos!
Maudie era portadora de artrite reumatoide, condição que fica evidente desde a primeira cena do filme. A enfermidade limitava bastante seus movimentos, mas isso não a impedia de realizar belas pinturas que retratavam muito bem a natureza e a vida simples de uma pequena e pacata cidade da Nova Escócia, província do Canadá.

Sua história de amor com o marido, um fazendeiro chucro mas determinado, abrilhanta ainda mais a biografia de Maudie! Prepare-se para se emocionar e aprender diversas lições sobre a vida, a arte e a arte da vida!

lewis maud skiing at sandy cove OM100300 10312 20190228 291 520
Obra de Maudie Lewis retratando esquiadores praticando perto da fazenda em que vivia com o marido, na Nova Escócia, Canadá
Mostrar mais

Davi "Nana Kofi Adom" Valukas

Davi Valukas é músico, poeta, ensaísta, redator, professor, designer instrucional, especialista em gamificação e embaixador cultural. Representa o Reino Bunyoro Kitara no Brasil, monarquia subnacional localizada em Uganda, na região dos Grandes Lagos, na África Oriental, além de ser membro de diversas organizações socioculturais de diversos países. Atua na interseção entre Cultura, Tradição & Inovação, Tecnologia e Educação. É graduado em Gestão de Recursos Humanos, com pós-graduações lato sensu em Docência dos Ensinos Médio, Técnico e Superior, em Educação Musical e Ensino de Artes e em Semiótica e Análise do Discurso, além de ser pós-graduando em História Cultural. Recebeu alguns prêmios por sua atuação cultural, entre eles a Comenda da Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes, da Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino, e a Comenda das Letras da Ordem do Mérito Histórico-literário Castro Alves, da Confederação de Ciências, Letras e Artes do Brasil. Nascido em Araraquara-SP, vive desde 2012 em Uberlândia-MG com sua esposa, filha e genro.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo