
Neste domingo, três cidades brasileiras realizam eleições suplementares para escolher seus prefeitos e vice-prefeitos. Cametá, no Pará, Guatapará, em São Paulo, e São José de Varginha, em Minas Gerais, convocam seus eleitores às urnas, das 8h às 17h, para renovar a liderança municipal.
Em Cametá, a votação se dá por ausência do prefeito eleito, Victor Cassiano, do MDB, e seu vice, Ênio de Carvalho, do União Brasil, cuja chapa foi cassada devido a denúncias de abuso de poder político e econômico. Mais de 103 mil eleitores voltam às urnas para escolher novos representantes.
Já em Guatapará, região de Ribeirão Preto, o pleito se repete para mais de 5 mil eleitores. A necessidade da eleição suplementar surge da indeferição do registro de candidatura dos eleitos em 2024. A Justiça Eleitoral decidiu não validar o registro de Ailton Aparecido da Silva, do MDB, o candidato mais votado na última eleição.
Em São José de Varginha, 3.859 eleitores estão convocados a escolher um novo prefeito. O registro do candidato mais votado, José Alves de Carvalho Neto, do Progressistas, foi indeferido, abrindo espaço para três candidatos disputarem a vaga.
As regras para a votação seguem as mesmas normas do pleito de 2024, incluindo a documentação necessária, os itens proibidos dentro das urnas e a obrigatoriedade do voto. Informações detalhadas sobre o processo eleitoral podem ser encontradas nos sites dos Tribunais Regionais Eleitorais dos três estados envolvidos.