fbpx
Histórico

Em 1970 surgia a escola do SESI em Paraguaçu Paulista

Acervo Paulo James

No dia 1º de julho de 1946, foi criado efetivamente o SESI, uma entidade de direito privado, mantida e administrada pela indústria, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do industriário e seus dependentes. Suas atividades sempre incluíram a prestação de serviços em Saúde, Educação, Lazer, Cultura, Nutrição e Promoção da Cidadania. Foi criado pelo Decreto-Lei nº. 9.403, assinado pelo presidente Eurico Gaspar Dutra, em 1946.
A escola SESI passou a fazer parte da vida dos paraguaçuenses quando, na tarde do dia 27/01/1970, um telegrama vindo da capital, remetido pelo próprio presidente da FIESP “Federação das Indústrias do Estado de São Paulo” na época Theobaldo de Nigris, que comunicava ao chefe do executivo local a autorização do funcionamento e instalação da Escola do SESI em nossa cidade e vinha com data e horário marcado para o início das aulas. A prefeitura precisou se virar nos trinta, correndo contra o tempo: teria que agir rápido para não perder essa grande conquista.
Dona Ana de Jesus Moraes, 76 anos, uma das moradoras mais antigas da Rua Borá, conta que sua casa dava de fundo para o terreno baldio e todas as tardes os meninos da vizinhança se reuniam para jogar bola no terreno. Ela nos disse que, de repente, viu chegar os funcionários da prefeitura, medindo todo o terreno e no dia seguinte uma camioneta cheia de trabalhadores e ferramentas chegaram e já começaram a demarcar e a cavar o alicerce. Era o início da construção do prédio do SESI, uma obra relâmpago que no dia 1º de março de 1970 estava semi-pronto, com três salas de aulas, uma sala para coordenadoria, sanitários e uma cobertura para o recreio. Foram abertas as matrículas e rapidamente foram todas preenchidas e, no dia indicado, 08 de março de 1970 tiveram início as aulas da Escola do SESI, sob a responsabilidade da coordenadora Norma Simonetti e com a participação de seis professoras que foram selecionadas e aprovadas através de concursos públicos.
Entretanto, a inauguração oficial da escola se deu mesmo no dia 07 de abril de 1970 quando terminaram os acabamentos da construção, que teve um gasto no valor de NCR$ 300.000 (Trezentos mil cruzeiros novos).
A nova escola foi inaugurada com a presença maciça da população, de representantes do Sesi e várias autoridades, entre elas o prefeito da época Dr. Mitsuo Marubayshi, o vice-prefeito Rynaldo do Oliveira Roça, o presidente da câmara Vail Justiniano de Toledo, o Juiz de Direito Dr. Adalberto Spagnuolo, o diretor de finanças da prefeitura Norton Weffort Thimoteo, o profº. Saturnino Gomes da Cruz, profº Osório Lemaire de Moraes e vários vereadores da 6ª Legislatura e outros.
Abrindo a solenidade de inauguração da escola, foi executado o hino nacional; a seguir o padre Dasio Moura abençoou as novas instalações e o prefeito cortou a fita e, entre calorosos aplausos e foguetórios, foi dada por inaugurada a Escola do SESI nº. 380 (é numero de identificação do núcleo) em Paraguaçu Paulista que, naquele tempo, recebia a supervisão de Presidente Prudente; hoje faz parte da administração de Marília

Mostrar mais

Paulo James

Jornalista 77.825/SP. Escreveu nos dois principais jornais de Paraguaçu; Folha da Estância e Jornal A Semana, colaborou com o jornal Batalha Regional, pesquisador da historia de Paraguaçu Paulista.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo