Esporte

Ennes Arns Holl dos Santos Assessor do Departamento de Educação, Esporte e Lazer, fala para o Folha de Paraguaçu, sobre Esporte.

Meu vínculo com o Departamento de Esporte vem desde 1999, foram várias etapas de transição, Comissão Central de Esporte – CCE (1999 – 2000), Divisão Municipal de Esporte (2001 – 2004), Departamento Municipal de Esporte e Lazer (2005 – 2016) e desde 2017 Departamento Municipal de Educação, Esporte e Lazer.

Foram 11 anos trabalhando na área administrativa dos diversos setores acima citados. Em 2010, assumi a coordenação dos projetos esportivos com a criação do Projeto Alunos Hoje, Atletas Amanhã, herdando também o projeto Lance Livre de Basquete Feminino, uma parceria da Prefeitura Municipal com a Unimed Singular de Assis. Já no ano de 2011, iniciou-se nossa parceria com o SESI e a empresa madrinha Cocal Energia Responsável na criação do Programa Atleta do Futuro (PAF), pioneiro na região. Por todos esses anos obteve grande destaque. No ano de 2016, a metodologia do PAF de Paraguaçu Paulista se destacou no Congresso Científico da Faculdade Adamantinense Integrada (CICFAI), na época eu era o coordenador do Programa e o Professor e Mestre José Nunes da Silva Filho era o professor e pesquisador da turma de alunos. Tamanha foi a repercussão positiva, que o trabalho foi selecionado pela renomada editora Atena para tornar-se um capítulo do seu novo livro on line “Ciências Biológicas: Considerações e Novos Segmentos”.

Outra atividade que fortaleceu muito na atual gestão municipal, foi a importância e o protagonismo das Associações e Organizações Civis, que representam modalidades esportivas.

Hoje temos APAN (Associação de Pais e Amigos da Natação), APVJ (Associação de Pais e Voluntários do Judô), ABP (Associação Basquete Paraguaçu), APA (Associação Paraguaçuense de Atletismo), APF (Associação Panfort de Futebol), Associação de Wheeling e Associação dos Pilotos de Kart. É de suma importância ter o apoio e a determinação das OSCs no fortalecimento do esporte e principalmente da sociedade.

Para 2020, o Departamento de Esporte tinha traçado um calendário de competições que contemplava os campeonatos dirigidos e organizados pela Secretaria de Estado de Esporte (Jogos Regionais, Jogos Abertos do Interior, Jogos Abertos da Juventude, Campeonato Estadual de Futebol, Copa Estado de São Paulo de Basquete, Copa Estado de São Paulo de Futsal e Copa Estado de São Paulo de Voleibol). Dentro do município estava programado o Campeonato Municipal de Futsal Masculino Categoria Livre, Campeonato Municipal de Futsal Feminino Livre, Campeonato Municipal de Futsal Categoria Menores e Campeonato Municipal de Futebol Categoria Menores, além dos eventos esportivos que se tornaram tradição em nosso município, como Torneio Regional de Judô “Isaburo Suto”, Corrida Pedestre “José Oliveira Cavalcante de Melo e Desafio de Resistência de Ciclismo. O Departamento, assim como as Associações e Entidades parceiras nessas competições, estamos aguardando e monitorando a situação da pandemia, em contato direto com a Vigilância em Saúde, para desenvolver uma nova programação, ou até mesmo dentro das possibilidades, cumprir todas as competições traçadas em nosso planejamento.

Em tempos de pandemia mundial provocada pela COVID-19, como em boa parte do mundo, o esporte aqui em Paraguaçu Paulista está paralisado, estamos recebendo e estudando diversos documentos e protocolos elaborados pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro), Instituto de Pesquisa da Inteligência Esportiva (IE) e demais órgãos que estão lançando cartilhas voltadas ao retorno do esporte com a mais profunda segurança. Somente quando tivemos o total aval da Vigilância em Saúde e todas as garantias de que não teremos nenhum risco para nossas crianças, adolescentes e toda comunidade de esportistas Paraguaçuenses, retornaremos com nossas atividades nas praças esportivas do município.

O Departamento Municipal de Educação, Esporte e Lazer agradece ao jornal eletrônico Folha de Paraguaçu, lhe desejando vida longa, nos informando com a mais absoluta isenção e credibilidade como tem que ser uma imprensa livre e democrática.

Desejo muita sorte ao Professor Derly, me colocando sempre à disposição, assim como todo o Departamento.

Forte abraço a todos.

Ennes

 

Nome: Ennes Arns Holl dos Santos
Idade: 41 anos
Cargo: Assessor do Departamento de Educação, Esporte e Lazer
Ocupa a função desde fevereiro de 2019
Formação: Ensino médio completo, cursando o ensino superior em Letras pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo – UNIVESP
Cursos: Técnico em Contabilidade; Desenvolvimento em Liderança; Programa de Formação de Servidores

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo