Mundo

Estados Unidos Impõe Caução para Cidadãos da Zâmbia e Malawi

A partir de hoje (5), o Departamento de Estado americano divulgou a lista de países participantes de um programa piloto que visa restringir a concessão de vistos para entrada nos Estados Unidos. A medida, anunciada na segunda-feira (4), exige que cidadãos de alguns países selecionados apresentem uma caução de até US$ 15 mil, equivalente a cerca de R$ 82 mil, para poderem entrar nos EUA. Inicialmente, o Brasil não fazia parte dessa nova exigência.

A lista divulgada inclui, por enquanto, apenas Zâmbia e Malaui. No entanto, o governo de Donald Trump já sinalizou a intenção de incluir mais países no programa. Na ocasião do anúncio, a Casa Branca afirmou que a medida visa impedir a entrada de estrangeiros que utilizam vistos de turista ou de negócios, mas permanecem ilegalmente nos EUA.

Com a implementação do programa, cidadãos desses dois países, que tiverem o visto aprovado, deverão pagar a caução e receberão o valor de volta somente após a saída do território americano. A medida entrará em vigor em duas semanas.

Segundo o texto publicado no Federal Register, o programa permitirá que consulados americanos decidam sobre a imposição da caução a solicitantes de visto em países com altas taxas de permanência irregular no país. A medida afetará os solicitantes dos vistos B-1, que abrange estrangeiros com interesses em negócios temporários nos EUA, e B-2, para viagens temporárias a turismo e outras finalidades.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo