fbpx
Cultura e PessoasNota de Falecimento

Falece o renomado violoncelista Antônio Meneses

Vencedor do Concurso Tchaikovsky de 1982 tinha 66 anos.

O mundo da música erudita perdeu um de seus mais brilhantes intérpretes com o falecimento do violoncelista Antônio Meneses, ocorrido na noite deste domingo (4). Com uma carreira internacionalmente aclamada, Meneses, aos 66 anos, deixou um legado incomensurável para a música clássica brasileira e mundial.

Nascido em Recife, Meneses foi um dos poucos brasileiros a conquistar reconhecimento global como solista de violoncelo. Formado no Conservatório de Música de Genebra, sua carreira decolou após vencer o Concurso Internacional de Munique e o prestigioso Concurso Tchaikovsky, em Moscou. Meneses se destacou como solista e também como membro do célebre Beaux Arts Trio, além de ter colaborado com renomadas orquestras e maestros ao redor do mundo.

Conhecido por sua técnica impecável e sensibilidade musical, Meneses gravou um vasto repertório que inclui obras de Bach, Beethoven, Brahms, e Villa-Lobos, entre outros. Seu trabalho foi reconhecido com diversos prêmios, e ele também se dedicou ao ensino, influenciando gerações de músicos como professor em instituições prestigiadas.

Amigos, colegas e admiradores de sua música lamentam a perda do artista, lembrando sua humildade e paixão pela música. “Antônio Meneses foi um verdadeiro embaixador da cultura brasileira. Sua habilidade de transmitir emoções através do violoncelo foi incomparável”, afirmou o maestro John Neschling, que trabalhou com Meneses em várias ocasiões.

O velório será realizado na próxima quarta-feira (7) no Teatro Municipal de São Paulo, cidade onde Meneses residia nos últimos anos. A cerimônia de despedida está aberta ao público, e seus admiradores terão a oportunidade de prestar as últimas homenagens.

Antônio Meneses deixa esposa e dois filhos. Sua ausência será sentida por todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo e ouvir sua música. O Brasil perde um de seus maiores artistas, mas sua obra permanecerá como um testemunho eterno de seu talento e dedicação.

Mostrar mais

Davi Samuel Valukas Lopes

Também chamado Nana Kofi Adom I, nome tradicional no idioma Twi, falado pelo povo Akan (atual Gana) | Comendador da Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes | Comendador das Letras da Ordem do Mérito Histórico-Literário Castro Alves | Comendador de Artes e Ofícios da Comenda Tropeira Paulista | Ow’Isaza (representante) do Reino Bunyoro-Kitara (monarquia subnacional de Uganda) no Brasil | Amamerehene (guardião cultural) de Ashanti Akyem Hwidiem (área tradicional de Gana) | Conselheiro da Croce Reale - Rinnovamento nella Tradizione (Delegação 18 de Julho | Brasil) | Embaixador Real Ancestral da SCOAAKAR no Brasil (em português, Supremo Conselho dos Reis e da Realeza Ancestral Africana), organização sediada na Nigéria | Embaixador da Sociedade Fraternal do Leão Escarlate (México) no Brasil Marquis von Zahringer na Casa Ducal e Principesca de Hohenstaufen | Graf von Valukas Lopes na Casa Ducal e Principesca de Mozer von Württenberg und Zahringer | Barão de Valukas Lopes na Casa Ducal e Principesca de Avis (ramo Cadete) | Barão da Rosa Branca na Casa Ducal e Principesca de Bessières | Grão-Colar da Ordem Real do Leopardo Dourado (Gana) | Cavaleiro Comendador da Ordem de São Thiago da Espada do Congo | Grã-Cruz da Ordem de Santa Catarina do Monte Sinai | Grão-Cordão da Ordem da Coroa de Mangkualaman (Indonésia) | Grã-Cruz da Ordem Real do Tigre e da Águia (Gana) | Membro da Ordem Real do Cachorro de Fogo Dourado (Gana)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo