Política e Economia

Ministro Gilmar Mendes prestigia obras da Ferrovia de Mato Grosso

O Ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), prestigiou na sexta-feira (1º) as obras da Ferrovia de Mato Grosso (FMT), um projeto de grande porte desenvolvido pela empresa Rumo no estado.

Em sua rede social, o ministro publicou, no dia seguinte, um elogio à obra, descrevendo-a como um “empreendimento grandioso, que representa um salto civilizatório na forma como concebemos o desenvolvimento regional”. A ferrovia, com uma extensão estimada de aproximadamente 740 km, conectará Rondonópolis e Lucas do Rio Verde, atravessando 16 municípios mato-grossenses, incluindo um ramal para Cuiabá.

A primeira etapa do projeto, que implicará um investimento inicial de cerca de R$ 5 bilhões da Rumo, abrange o trecho entre o km 0 e o terminal da BR-070, com previsão de entrega em 2026.

Para Gilmar Mendes, o projeto transcende a mera escoamento da produção do agronegócio. Ele destaca que a ferrovia impulsionará cadeias industriais, reduzirá as emissões de CO₂, trará economia nos custos logísticos e fortalecerá a competitividade do Brasil no cenário internacional. Em sua postagem, o ministro expressou seus parabéns à Rumo, ao governo de Mato Grosso e a todos os envolvidos no projeto.

A participação de Gilmar Mendes em obras ou inaugurações de empreendimentos públicos tem sido alvo de críticas. Em dezembro, quando o ministro participou da entrega dos primeiros 100 km duplicados da BR-163, entre Diamantino e Nova Mutum, no Mato Grosso, a ONG Transparência Internacional criticou a presença do ministro em um ato político.

A organização afirmou que a participação de um ministro do STF e do presidente do Tribunal de Contas da União em uma inauguração diminui a importância do controle e do tribunal constitucional do Brasil.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo