fbpx
Local

Hoje é dia de volta às aulas em Paraguaçu Paulista

Hoje é dia de retorno das escolas municipais às atividades. As aulas serão em sistema híbrido, ou seja, com uma parte dos alunos (25% a 30% da capacidade de cada escola) presencialmente e outra tendo aulas em casa.

De acordo com professora Paula Regina Bertho, Diretora do Departamento Municipal de Educação, a  preparação para o retorno tem sido supervisionada pelo Departamento Saúde através da Vigilância em Saúde.

Todas as unidades da rede retornarão,  exceto as escolas Dona Cota e Therezinha que retomam as atividades no dia 4 de outubro por conta de reformas e melhorias nos prédios.

Para garantir a segurança, a diretora explica que houve uma seleção dos alunos para a participação presencial nas aulas. “Neste primeiro momento, analisamos cuidadosamente caso a caso, atentos à situação de vulnerabilidade social, à dificuldade na aprendizagem, além, é claro, da privação de acesso à Internet”, explica.

As aulas semipresenciais serão nas segundas, terças e quartas-feiras, com rodízio semanal. Já as quinta e sextas-feiras serão destinadas às atividades remotas, para as crianças que não optaram pelas aulas presenciais. O atendimento das crianças matriculadas nas creches ocorrerá no horário normal com ações monitoradas, conforme os protocolos de biossegurança.

Sobre as máscaras, com exceção das crianças menores de 2 anos para as quais a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) não recomendam o uso, todas as demais faixas etárias deverão fazer o uso obrigatório do acessório.

“As famílias estão sendo orientadas quanto ao uso e o cumprimento dos protocolos de segurança. No momento da adesão ao atendimento presencial, todos assinaram um termo de compromisso para assegurar e alinhar as responsabilidades”, ressalta a Profa Paula Bertho. Sabemos que a pandemia ainda não acabou, mas a escola é um espaço privilegiado para a formação de cidadãos, na perspectiva de uma sociedade mais humana e justa. Todas as escolas estão preparadas para esse retorno e vamos fazer dar certo”, completa.

Confira alguns dos protocolos de segurança que serão tomados para o retorno às aulas:

  • Alunos com sintoma gripal não devem participar das atividades presenciais na escola. Caso o sintoma seja verificado no ambiente escolar, a criança será conduzida a uma sala adequada e a equipe gestora acionará a família, orientando-a e instruindo-a com um encaminhamento devidamente preenchido, direcionando-a ao Centro de Atendimento Covid-19.

  • Todas as unidades escolares foram abastecidas com produtos de higiene e limpeza e receberam kits EPIs (Equipamento de Proteção Individual) contendo álcool em gel 70%, face shield, capote, luvas, máscaras; também termômetros infravermelho e tapetes sanitizantes. Em pontos estratégicos das escolas, há totens torre dispenser com álcool em gel; também nas salas de aula há o produto para uso de alunos e professores, enfatizando a higienização das mãos.

  • O fornecimento da merenda segue sendo entregue para os alunos que, no momento, estão no remoto; já os alunos que estão no rodízio presencial, estes se alimentam na escola.

  • A nova escola se apresenta como um ambiente amplamente sistematizado, com sinalização de fluxo, de sentido único para entrada e saída dos alunos, restrições do contato, observando o distanciamento mínimo de 1,0 metro, os intervalos e horários de alimentação escalonados e assentos intercalados com higienização do espaço entre uma turma e outra.

Fonte
Departamento de Educação
Mostrar mais

Samuel Nascimento

Natural de Paraguaçu Paulista, terra de Erasmo Dias, Liana Duval e Nho Pai. Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e cursando Engenharia da Computação; Empreendedor na área de Marketing Digital; Ciclista; Gerente de Hotel; Músico Violinista; Organizador do Festival de Música de Paraguaçu Paulista e Spalla da Orquestra Jovem de Paraguaçu Paulista.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo