Nesta virada de ano, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu avisos de perigo para várias regiões do país, alertando para condições climáticas adversas em diferentes regiões. No Sudeste e Centro-Oeste, a previsão é de tempestade durante todo o dia 31, afetando estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e o Distrito Federal. Nessa área, há risco de granizo e ventos intensos, que podem atingir velocidades de até 100 quilômetros por hora, provocando problemas de luz, danos a culturas e quedas de árvores.
Em contraste, no Sul do país, a preocupação é com a chuva acumulada em Curitiba, Florianópolis e no litoral sul paulista, onde há risco de alagamentos e deslizamentos de terra. Além disso, um novo aviso de chuvas intensas foi emitido para o oeste de Santa Catarina, norte do Rio Grande do Sul e em partes do Paraná, a partir das 21h de hoje. A região Norte também está sob alerta de chuvas fortes, afetando o Amazonas e o sul de Roraima.
Em uma situação oposta, boa parte do Nordeste está sob o alerta de baixa umidade, que atuará entre o meio-dia e 18h, afetando estados como Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba. O Inmet também reforçou o aviso de perigo potencial para chuvas em quase todo o país, se estendendo desde Porto Alegre, no Sul, até Porto Velho, no Norte, com riscos de raios e queda de galhos. Essa situação climática é motivo de preocupação para as autoridades e para a população em geral, que devem seguir as recomendações do Inmet e as medidas de segurança necessárias para se proteger das condições climáticas adversas.



