
Em João Pessoa, a Paraíba, a alegria contagia a cidade nesta terça-feira, 5 de agosto, que marca 440 anos de fundação. As comemorações, iniciadas no dia 27 de julho, alcançam seu ápice com um dia repleto de cultura, religião e animação. Uma grande festa reunirá milhares de pessoas na faixa litorânea da capital paraibana, cantando parabéns à cidade amada.
A noite será inesquecível no Polo Busto de Tamandaré, em Cabo Branco, com um palco montada na orla para receber o ícone Roberto Carlos, a partir das 8 da noite. A expectativa é de que cerca de 400 mil pessoas celebrem a data especial.
A religiosidade também toma conta da comemoração, em homenagem à padroeira da cidade, Nossa Senhora das Neves. A partir das 4 da tarde, a Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, no Centro Histórico, receberá uma missa de encerramento dos festejos em homenagem à Santa. Em seguida, uma procissão milenar percorrerá as ruas do centro, levando milhares de devotos em oração e gratidão.
A tradição dos carros antigos também estará presente no aniversário. A partir das 4 da tarde, os veículos farão um desfile que percorrerá a Praça da Independência, as Avenidas Epitácio Pessoa e Navegantes, a Orla de Tambaú, Manaíra, até chegar ao Clube do Carro Antigo da Paraíba.
No Parque Solon de Lucena, a programação cultural alusiva ao aniversário da cidade, conhecida como “Porta do Sol”, também chega ao fim nesta terça. O Palco Cultura Popular receberá apresentações do Cavalo Marinho Infantil Sementes João do Boi, o Cortejo do Maracastelo e a Nau Catarineta.
Já a tenda do Cordel abrigará músicos, poetas e cordelistas paraibanos, além da Feira de Cordel. Fora do Parque, a Casa da Pólvora, a Galeria Casarão 34 e o Hotel Globo exibem obras de artistas paraibanos que homenageiam João Pessoa.