Putin e Lula Discutem Guerra na Ucrânia, Diálogo e BRICS

Neste sábado (9), em uma demonstração de articulação diplomática, o presidente russo, Vladimir Putin, telefonou para o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A conversa ocorreu poucos dias antes do encontro de Putin com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no Alasca.
Segundo o Kremlin, Putin conversou com Lula sobre seu recente encontro com Steven Witkoff, o enviado especial americano para o Oriente Médio, focado na guerra na Ucrânia. Lula, por sua vez, reiterou o compromisso do Brasil em favor do diálogo e a disposição de contribuir através do Grupo de Amigos da Paz, iniciativa conjunta do Brasil e da China.
A ligação entre os líderes acontece em um momento em que Lula também conversou com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e recebeu apoio oficial do governo chinês contra as tarifas impostas por Trump. As medidas afetam principalmente Rússia, Brasil e Índia, alvos principais da política comercial americana.
Além da situação na Ucrânia, Lula e Putin discutiram a ampliação da parceria estratégica bilateral e a cooperação no âmbito do Brics. O bloco, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, se consolida como um importante fórum de diálogo e cooperação internacional. A aproximação entre Brasil e Rússia faz parte da ofensiva diplomática de Moscou para contornar as sanções ocidentais e fortalecer seus laços comerciais, enquanto o Brasil mantém forte dependência das importações russas de fertilizantes e diesel.