NacionalNotícias

Milton Nascimento recebe homenagem inesquecível no Rio de Janeiro com mural de 300 metros quadrados na Lapa

Milton Nascimento, um dos maiores nomes da música brasileira, ganhou uma homenagem inesquecível no Rio de Janeiro. Um mural de 300 metros quadrados, com a imagem do cantor e compositor, ocupa a lateral do prédio da Associação Cristã de Moços, na Rua da Lapa, no coração da capital fluminense. O mural pode ser visto da Praça Cardeal Câmara, em frente aos Arcos, um dos locais turísticos mais importantes da região. Nesse ponto, o novo mural se integra perfeitamente com um painel mais antigo de outro ícone da música, Pixinguinha, pintado em 2021.

O desenho de Milton Nascimento foi criado pela artista visual Gugie Cavalcanti, que já produziu 15 murais de personalidades negras em diferentes cidades do país. Gugie contou que a imagem do mural foi retirada de uma cena de um documentário antigo, onde Milton Nascimento aparece conversando com amigos músicos e compositores. A artista quis capturar o momento em que Milton Nascimento olha para as pessoas com carinho, timidez e admiração, e trazer essa imagem para a Lapa.

A iniciativa da homenagem é da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Igualdade Racial do Rio e faz parte das ações antirracistas da campanha Novembro Negro. A artista recebeu a encomenda em setembro e a entrega aconteceu na última quinta-feira, dia 18. O empresário Augusto Nascimento, filho de Milton, participou da inauguração do mural e expressou sua gratidão pela homenagem. “Todas as homenagens que ele recebeu em vida têm um valor enorme”, disse Augusto. “É o mínimo que ele merece, mas é muito legal que as pessoas deem esse reconhecimento e carinho a ele”.

Milton Nascimento, que completou 83 anos, tem uma rotina mais reservada devido a problemas de saúde. No entanto, ele recebeu um título de Doutor Honoris Causa concedido pela Fundação Oswaldo Cruz, também no Rio de Janeiro, na última terça-feira. Além disso, ele é o enredo em 2025 da escola de samba Portela. “Bituca” é um nome que evoca a música e a cultura brasileira, e este mural é uma homenagem que não pode ser esquecida.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo