Morre um herói: Fernando Murilo de Lima e Silva
Piloto salvou passageiros em um sequestro de avião em 1988

Morreu, aos 76 anos, de complicações cardíacas e diabetes, o piloto Fernando Murilo de Lima e Silva, que foi o comandante do vôo da VASP que foi sequestrado em 29 de setembro de 1988 a caminho de Brasília. O vôo levava 135 passageiros e 8 tripulantes, tendo saído de Belo Horizonte com destino ao Rio de Janeiro, sendo sequestrado no meio do trajeto.
O sequestrador, Raimundo Nonato Alves da Conceição, pretendia jogar a aeronave sobre o Palácio do Planalto. Após anunciar o sequestro, Raimundo Nonato disse que queria entrar na cabine e baleou um comissário de bordo, Ronaldo Dias, que tentou impedi-lo. Na época, as portas das cabines não eram blindadas, e Raimundo disparou vários tiros, um dos quais acertou outro tripulante, Gilberto Renhe. Outro disparo acertou o painel do avião, o que fez com que a tripulação decidisse abrir a porta para que o sequestrador parasse de atirar.
Sem que este percebesse, Fernando Murilo inseriu no transponder o códico 7500, que indica, na linguagem aeronáutica, interferência ilícita (sequestro). Quando tentava atender pelo rádio a resposta do CINDACTA, o co-piloto Salvador Evangelista, o Vângelis, foi atingido na nuca por um disparo de Raimundo Nonato e morreu na hora. Em seguida, o sequestrador apontou a arma para o comandante e exigiu que a aeronave fosse desviada para Brasília.
Murilo conseguiu convencer o sequestrador de que Brasília não tinha condições meteorológicas, e o sequestrador sugeriu pouso em Goiânia para, em seguida, mudar de idéia e decidir ir para São Paulo. Murilo explicou que faltaria combustível, que já estava acabando, mas isso não deteve o sequestrador.
O comandante tomou uma atitude que foi crucial para o desfecho da história: desativou o piloto automático e executou um tonneau (manobra em que o avião dá uma volta completa em torno do eixo da fuselagem), em uma tentativa de desequilibrar o sequestrador, que continuou de pé. Então, Murilo decidiu tentar uma manobra mais arriscada: um parafuso (aeronave girando sobre o eixo vertical e perdendo altitude). O sequestrador perdeu equilíbrio e o comandante conseguiu pousar em Goiânia. Em terra, o sequestro e as negociações (intermediadas por Murilo) ainda duraram várias horas.