No dia em que se comemora o Dia do Consumidor – 15 de março – as principais entidades representativas das relações comerciais indicam forte crescimento das compras virtuais, especialmente em tempos de pandemia.
Segundo a Federação do Comércio, só no início deste ano de 2021 foi registrado um aumento de mais de 17% nas compras virtuais, em relação às compras presenciais que ficaram prejudicadas por conta das restrições impostas em todas as cidades.
Hoje, segundo a pesquisa da instituição, cerca de 82% das compras realizadas são concretizadas pela internet, embora quase 50% dos consumidores que se utilizam das transações comerciais virtuais se mostram inseguras em relação à entrega dos produtos e à qualidade dos mesmos.
A data de 15 de março é considerada o dia dos direitos do consumidor há pelo menos cinco décadas. O embrião do que hoje é o Dia do Consumidor foi um discurso do presidente americano John Kennedy, há exatos 59 anos, exaltando as virtudes de uma relação justa entre empresas e seus consumidores. No Brasil, a discussão sobre direitos do consumidor no dia de 15 de março ganha relevância nos anos 90, com a entrada em vigor do Código de Defesa do Consumidor, em 1990.