fbpx
Esporte

O Professor Pós-Graduado Rodrigo Brino Vieira é o nosso entrevistado desta semana e fala de Basquetebol

Por Professor Derly

Professor Rodrigo, você iniciou a sua carreira no Basquetebol como atleta?

Sim Professor Derly, fui jogador de basquete, jogando pela escola CENE e representando Paraguaçu Paulista nos mais diversos campeonatos.

O senhor se formou quando em Educação Física?

Me formei 2000 e em 2001 comecei a dar aulas de educação física na rede municipal de educação de Paraguaçu, na qual fiquei até em 2009.

Quando que você iniciou a sua carreira de Professor no Basquete?

Iniciei Professor Derly em 2009 no Projeto Lance Livre de Basquete Feminino, projeto este em parceria entre a Unimed Assis e a Prefeitura de Paraguaçu Paulista, e logo após no projeto Alunos Hoje Atletas Amanhã com o basquete masculino. O projeto Lance Livre de Basquete Unimed Assis/Paraguaçu Paulista, teve seu início em Paraguaçu Paulista no ano de 2005.

A Unimed de Assis Professor Derly, realiza este projeto Lance Livre em parceria com a Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista, através do Departamento de Esportes, agregando a responsabilidade social de preocupação com a comunidade, melhorando a qualidade de vida dessas jovens em função do esporte.

Você em parceria com os pais dos alunos, criaram uma Associação de Basquetebol?

Sim Professor Derly, em 2017 criamos a ABP – Associação Basquete Paraguaçu. Foi criada com o objetivo de incentivar, fomentar e proporcionar a oportunidade de aprendizado e prática do basquetebol.

Você trabalha com várias categorias?

Sim Professor Derly.

Professor Rodrigo Brino Vieira, vamos falar agora de uma coisa muito importante para você que treinador e professor.

Professor descreva as suas mais importantes conquistas.

Professor Derly e Folha de Paraguaçu em:

  • 2012 – 1º Lugar SUB 11 Feminino – Jogos Unimed de Basquete Feminino
  • 2012 – 3º Lugar SUB 17 Masculino – Liga Intermunicipal de Basquete
  • 2012 – 1º Lugar SUB 12 Feminino – Liga Intermunicipal de Basquete
  • 2013 – 3º Lugar SUB 11 Feminino / 2º Lugar SUB 13 Feminino e 4º Lugar SUB 15 Feminino – Jogos Unimed de Basquete Feminino
  • 2014 – 1º Lugar SUB 11 Feminino / 3º Lugar SUB 13 Feminino – Jogos Unimed de Basquete Feminino
  • 2015 – 4º Lugar SUB 13 Feminino / 2º Lugar SUB 15 Feminino / 4º Lugar SUB 17 Feminino – Jogos Unimed de Basquete Feminino
  • 2016 – 3º Lugar SUB 13 Feminino/ 3º Lugar SUB 15 Feminino – Jogos Unimed de Basquete Feminino
  • 2016 – 3º Lugar SUB 16 Feminino – 6ª Copa São Paulo de Basquete
  • 2017 – 2º Lugar SUB 15 Feminino / 1º Lugar SUB 17 Feminino – Jogos Unimed de Basquete Feminino
  • 2017 – 2º Lugar SUB 21 – 61º Jogos Regionais do Estado de São Paulo
  • 2017 – 4º Lugar SUB 16 Feminino – 7ª Copa São Paulo de Basquete
  • 2017 – 4º Lugar SUB 21 Feminino – 82º Jogos Abertos do Interior
  • 2018 – 5º Lugar SUB 15 Feminino / 2º Lugar SUB 17 – Feminino – Jogos Unimed de Basquete Feminino
  • 2018 – 2º Lugar SUB 21 Feminino – 62º Jogos Regionais do Estado de São Paulo
  • 2019 – 2º Lugar SUB 17 Feminino – Jogos Unimed de Basquete Feminino.

Professor Rodrigo vamos falar sobre as atletas que se destacaram, e também do professor que se destacou neste período onde você é o Professor de Basquetebol de Paraguaçu.

Professor Derly e Folha de Paraguaçu, no ano de 2016 a aluna Maria Eduarda dos Santos Ferreira foi convocada para a seleção do campeonato na categoria SUB 13. As alunas Sara Gabriele Arsenio da Silva e Karoline Vitória dos Santos Rodrigues para a seleção do campeonato na categoria SUB 15.

Eu fui eleito como melhor técnico da categoria SUB 15.

No ano de 2017 as alunas do projeto foram convocadas para a seleção do campeonato categoria SUB 15, Maria Eduarda dos Santos Ferreira e Maria Julia Paião Squarsso. A aluna Sara Gabriele Arsenio da Silva melhor jogadora da categoria SUB 17 e Maria Eduarda Soares Candido convocada para seleção do campeonato.

Em 2018 as alunas Ana Lívia de Souza Silva e Sara Gabriele Arsenio da Silva foram convocadas para a seleção do campeonato.

Em 2019 a aluna Maria Eduarda Soares Candido foi a cestinha do campeonato na categoria SUB 17.

Professor Rodrigo, fala para os amantes do Basquetebol, como a pandemia do COVID-19 afetou a modalidade no Planeta, e quais são as expectativas neste momento, para o Basquete de Paraguaçu o PLLBFUA/DELPPTA, do Brasil o NBB e o dos Estados Unidos a NBA.

Neste ano Professor Derly e Folha de Paraguaçu, a expectativa era a melhor possível. Dar continuidade no trabalho que vem sendo desenvolvido através da parceria da Unimed Assis e Prefeitura de Paraguaçu com o Projeto Lance Livre de Basquete Feminino e com o Projeto Alunos Hoje Atletas Amanhã. Infelizmente devido a pandemia do COVID-19 as aulas e treinamentos foram suspensos, eu e as meninas estamos ansiosos para o retorno das atividades. Torço para que esta situação melhore o mais rápido possível.

Devido a suspenção das atividades devido a pandemia do COVID-19, o calendário esportivo sofrerá alterações. Tivemos nossa reunião anual na Unimed Centro Oeste para definição das atividades e competições que seriam realizadas neste ano, mas devido a pandemia o campeonato ficou temporariamente suspenso. Dependendo da data que for liberado o retorno das atividades talvez não de tempo de realizar o campeonato e as atividades que tinham sido definidas. Além desta competição o basquete participa das competições da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, que também está temporariamente suspenso. Uma coisa é certa, não iremos realizar os campeonatos Unimed na forma que foi acertado. Para termos algum tipo de atividade ou competição este ano teremos que aguardar o posicionamento dos órgãos competentes, secretaria Municipal, Estadual e Ministério de Saúde.

Mesmo com as atividades suspensas, eu passei algumas sequencias de atividades físicas para as meninas estarem realizando em suas casas.  É muito importante manter o hábito de fazer atividades nesse momento, não só para o corpo, mas também para a saúde mental.

A pandemia do COVID-19 afetou diretamente o basquete. A Liga Nacional de Basquete (LNB) decidiu, paralisar totalmente a temporada 2019/2020 do Novo Basquete Brasil (NBB) devido ao avanço da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e sem data determinada para retorno das atividades.

A pandemia também afetou o maior campeonato de basquete do mundo, a NBA, que foi paralisada e sem data para retorno. Hoje a NBA, liga de basquete dos Estados Unidos, está definindo os últimos detalhes para a volta de sua atual temporada, interrompida por conta da pandemia do coronavírus. Após decidir uma mudança de formato e que todos os envolvidos nos jogos ficarão isolados em hotéis do complexo Disney, onde também acontecerão as partidas.

Professor Rodrigo, enfim, deixa uma mensagem para os que tem o Basquete na veia.

Professor Derly e Folha de Paraguaçu, a mensagem é, de que todos se cuidem, fiquem em casa, obedeçam às orientações dos órgãos de saúde, para que possamos atravessar a pandemia de forma segura, e se Deus quiser, logo estaremos de volta a fazer o que mais amamos.

Professor-Rodrigo-Brino-Vieira-Basquetebol-basquete
Professor Rodrigo Brino Vieira, Professor do Projeto Lance Livre de Basquete Feminino.
Formado em Educação Física e pós-graduado em Gestão de Projetos e Gestão Escolar.
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo