EmpregosNotícias

Paraguaçu Paulista: Um Cenário Promissor na Geração de Empregos em São Paulo

Cidade se destaca com saldo positivo de 202 novas vagas em maio, contribuindo para o expressivo crescimento de empregos no estado, que criou 310 mil oportunidades em 2025

O mercado de trabalho no estado de São Paulo demonstrou um vigor notável nos primeiros cinco meses de 2025, com a criação de 310 mil vagas de emprego com carteira assinada, o que equivale a uma média de 2 mil novas oportunidades por dia. Nesse cenário de expansão, Paraguaçu Paulista se destaca como um importante polo de geração de postos de trabalho, contribuindo significativamente para o saldo positivo do estado.

Embora o foco da análise mais ampla recaia sobre grandes centros, os dados recentes da Fundação Seade, baseados nas informações do Caged do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), revelam a performance notável de municípios como Paraguaçu Paulista. No mês de maio, a cidade registrou um expressivo saldo de

202 novas vagas de emprego , posicionando-se como a 42ª cidade com maior saldo de vagas em São Paulo. Este número, embora possa parecer modesto em comparação com as grandes metrópoles, representa um crescimento vital e consistente para a economia local e regional.

O desempenho de Paraguaçu Paulista em maio integra um panorama estadual de crescimento contínuo na criação de vagas. Em maio, o aumento foi de 0,23%, no acumulado do ano atingiu 2,16%, e nos últimos 12 meses, o crescimento chegou a 3,06%. São Paulo, de fato, consolidou sua posição como a unidade da Federação com o maior saldo de vagas do país, respondendo por 22% do total de vagas com carteira assinada em maio, 32% no acumulado do ano e 27% em 12 meses.

Os setores que mais impulsionaram as contratações em maio em todo o estado foram Serviços, com 18.813 vagas, seguido por Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas (8.704 vagas), e Administração pública, defesa e seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais (7.351 vagas). Embora os dados específicos por setor para Paraguaçu Paulista não estejam detalhados, é provável que a cidade acompanhe essa tendência, com o setor de serviços e o comércio sendo pilares da empregabilidade local.

O salário médio de admissão em São Paulo em maio foi de R$ 2.548,34, o maior do país. Este dado, juntamente com o crescimento da empregabilidade, reflete um cenário favorável para os trabalhadores paulistas. Para Paraguaçu Paulista, a capacidade de gerar um saldo positivo de empregos demonstra a resiliência de seu mercado local e a atratividade para novos investimentos, fortalecendo a economia e a qualidade de vida dos munícipes.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo