Política e Economia

Partido Progressistas busca lançar candidatura ao Palácio dos Bandeirantes em 2026

O Partido Progressistas (PP) está cada vez mais determinado a lançar sua própria candidatura ao Palácio dos Bandeirantes nas eleições de 2026. A decisão foi anunciada recentemente, em meio a uma série de queixas internas sobre a relação do governo estadual com a legenda e à insatisfação com o apoio que a administração paulista não está dando ao projeto eleitoral do PP no estado.

De acordo com uma nota do diretório estadual do partido, divulgada no último sábado, há um crescente descontentamento entre os prefeitos progressistas em São Paulo com a atual gestão paulista. Além disso, parlamentares estão reclamando de dificuldades de comunicação e falta de atenção por parte do governo, o que está criando um distanciamento entre a administração estadual e a direção do partido, tanto no âmbito estadual quanto nacional. Atualmente, o PP conta com 54 prefeitos em São Paulo.

Essa insatisfação ganhou força após o partido cobrar apoio do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) à candidatura do deputado Guilherme Derrite (PP-SP) ao Senado. Derrite deixou o cargo de secretário de Segurança Pública em novembro para retornar à Câmara dos Deputados e atuar como relator da PEC da Segurança Pública, o que lhe permitirá se dedicar ao projeto eleitoral de 2026. Derrite era filiado ao PL quando entrou no governo paulista, mas migrou para o PP este ano.

Diante desse cenário, o PP está discutindo internamente nomes que poderiam representar a legenda em uma eventual disputa pelo governo estadual, mesmo com Tarcísio já tendo se colocado como candidato à reeleição. Entre os nomes citados está Filipe Sabará, que já ocupou cargos de secretário nas gestões municipal e estadual de João Doria e atualmente auxilia o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) na aproximação com empresários da Faria Lima. Outro nome lembrado é o do deputado federal Ricardo Salles, atualmente filiado ao Novo.

Na avaliação interna do partido, a pré-candidatura de Flávio Bolsonaro à Presidência da República reforça a estratégia do PP de buscar um governador em São Paulo mais alinhado ao projeto nacional da sigla. Segundo a legenda, essa sintonia poderia facilitar a formação e a sustentação das chapas proporcionais para deputado federal e estadual em um dos maiores colégios eleitorais do país.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo