fbpx
Tecnologia

Porque o futuro dos sensores industriais será baseado em Bluetooth Low Energy!

Qual tecnologia é mais vantajosa para aplicação em sensores industriais?

Automação Industrial

No mundo da automação industrial existe a necessidade de monitorar com precisão a planta e os equipamentos para garantir que eles funcionem de maneira ideal.

Muitas tecnologias diferentes podem ser usadas para atingir esse objetivo, mas, no geral, o que as diferencia é o custo de implementação, a eficiência do método e quanta energia e recursos são desperdiçados no processo.

Quando falamos de automação industrial, estamos assumindo o compromisso de se realizar o monitoramento com alta performance e de maneira mais econômica possível.

Conexão LAN

Tecnologias como uma conexão de rede local podem ser usadas e esses métodos são muito robustos e fornecem bons dados.

Além disso, as conexões de rede local são de custo relativamente baixo e têm um alcance extremamente longo, muito maior do que a maioria dos outros métodos.

O problema é o alto custo de instalação do cabeamento estruturado.

Conexão WiFi

WiFi é uma tecnologia para redes locais de rádio sem fio de dispositivos baseados nos padrões IEEE 802.11.

O WiFi opera em frequências de 2,4 Ghz ou 5 Ghz e normalmente funciona em distâncias maiores que o Bluetooth.

No entanto, dispositivos WiFi podem usar 10 vezes ou mais energia elétrica do que os dispositivos Bluetooth BLE.

Portanto, se você quiser usar o WiFi, considere a necessidade de alimentação externa, ou substituição de baterias com bastante frequência nos custos adicionais do seu projeto.

Bluetooth BLE

O Bluetooth BLE ou Bluetooth Low Energy (Baixo Consumo de Energia) tornou-se rapidamente uma alternativa mais promissora para soluções com fio e outras soluções sem fio, tendo como base o padrão Bluetooth original, porém, como o próprio nome diz, com baixíssimo consumo de energia.

Isso porque o Bluetooth BLE opera em um modo de economia de energia quando sua capacidade e funcionalidade não são necessárias, fazendo com que ele economize muita bateria.

Uma outra vantagem que o Bluetooth BLE tem em relação ao Bluetooth clássico, é a capacidade de pular entre frequências e isso torna a tecnologia ainda mais robusta.

Aplicações

Hoje a tecnologia Bluetooth Low Energy está presente em praticamente todos os smartphones e em seus acessórios, sendo utilizados na comunicação entre o smartphone e fones de ouvido, comunicação com relógios, sistemas de som, etc.

Com avanços significativos na velocidade e no intervalo de alcance, a versão mais recente do Bluetooth 5.0 é capaz de transferir dados duas vezes mais rápido do que a versão 4.2, chegando a 2 Mb/s.

Além disso, o alcance também evoluiu muito: está quatro vezes maior e agora permite uma distância de até 240 m entre aparelhos pareados.

Sensores Industriais Bluetooth BLE

Se há um lugar onde sensores de baixo consumo de energia podem obter o máximo da sua tecnologia e performance, esse lugar é na indústria!

Combinando as tecnologia Bluetooth BLE com a versão mais recente do Bluetooth 5.0, os sensores industriais se tornam os mais confiáveis, com o maior alcance e com o menor consumo de bateria.

Mostrar mais

Samuel Nascimento

Natural de Paraguaçu Paulista, terra de Erasmo Dias, Liana Duval e Nho Pai. Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e cursando Engenharia da Computação; Empreendedor na área de Marketing Digital; Ciclista; Gerente de Hotel; Músico Violinista; Organizador do Festival de Música de Paraguaçu Paulista e Spalla da Orquestra Jovem de Paraguaçu Paulista.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo