
A inscrição para a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) 2025, com taxa de R$ 85, encerra nesta sexta-feira (1º). Estudantes concluintes que se inscreveram no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas e solicitaram isenção, além de inscritos no CadÚnico e doadores de medula óssea, estão isentos do pagamento.
A PND é aberta aos concluintes inscritos no Enade das Licenciaturas 2025, e também a licenciados que buscam participar de concursos públicos da União, estados, Distrito Federal e municípios que utilizam o resultado da PND como etapa de seleção.
A data para as provas está marcada para 26 de outubro, e a divulgação dos resultados individuais finais está prevista para 10 de dezembro.
É importante destacar que a PND não se trata de um concurso público, mas sim de um processo que auxilia nas seleções para ingresso no magistério da educação básica pública em diferentes níveis de governo.
Criada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação, a PND busca aperfeiçoar a qualidade da formação docente, impulsionar a realização de concursos públicos e, consequentemente, atrair mais professores qualificados para as redes públicas de ensino.