Mundo

Isenção de Tarifas para Agronegócio Brasileiro: Mangas, Abacaxis e Café em Foco

O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, afirmou em entrevista à CNBC que o governo Trump poderia isentar certos produtos agrícolas, considerados “recursos naturais”, de tarifas sobre importações de outros países. Lutnick mencionou exemplos como manga e abacaxi, mas não especificou se o Brasil estaria incluso nesse isenção.

Segundo o secretário, o presidente Trump inclui a possibilidade de zerar as tarifas para produtos agrícolas que os Estados Unidos não produzem em grande escala. “Se fizermos um acordo com um país que cultiva manga ou abacaxi, eles podem entrar sem tarifa”, exemplificou Lutnick. Café e cacau, ambos produtos brasileiros de grande importância para o comércio internacional, poderiam se encaixar nessa categoria.

O Brasil é um grande exportador de café e cacau, respondendo por cerca de 35% das importações de café não torrado dos Estados Unidos. Os EUA, apesar de produzir café e cacau em regiões mais quentes como o Havaí, dependem de importações para suprir a maior parte de sua demanda por esses produtos.

No entanto, em uma carta enviada ao governo Lula no dia 9 de julho, Trump anunciou a intenção de impor uma tarifa de 50% sobre importações de produtos brasileiros a partir do dia 1º de agosto, sem sinalizações de um acordo para diminuir essa sobretaxa.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo