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Seis maneiras de superar a depressão em tempos de pandemia

Quem está em depressão geralmente, sem perceber, transforma coisas que parecem simples em grandes obstáculos e tudo vai se acumulando. O quadro se agrava nesses tempos de pandemia e confinamento: além da tristeza profunda, começam sintomas adicionais como falta de concentração, flutuações de peso, apatia e problemas de sono como fadiga e insônia – ou ambos.

Mas é possível voltar aos trilhos com a ajuda de um psicólogo, ou psiquiatra e com um trabalho interior compassivo, que começa em casa mesmo. A batalha profunda para ser feita diariamente, logo que acordar.

Veja 6 maneiras para tirar o pé da cama:

1. Um passo de cada vez

Quando seu foco principal é simplesmente sair da cama, pular da cama não é uma meta realista. Em vez disso, concentre-se no pequeno ato de sentar-se. Dê um passo de cada vez. Apoie-se com travesseiros, coloque uma música suave e, aos poucos, prepare-se para começar o dia.

2. Faça um alerta para si mesmo

Se for necessário, escolha o toque mais desagradável do grupo e coloque o telefone do outro lado da sala para ajudá-lo a se mexer.

Embora ainda haja a tentação de voltar para debaixo dos lençóis, faça o possível para deixar o telefone onde está – longe da cama – e coloque alarmes adicionais para evitar que você fique lá mais tempo do que pretende.

3. Deixe a comida falar

Se um despertador não funcionar, tente se concentrar na comida. Isso pode ser difícil se você estiver lidando com perda de apetite, mas tente estocar sua despensa, ou geladeira, com alimentos gostosos, que você sabe que ficará mais animado para comer.

Entre eles, cereais, frutas e iogurte ou uma porção de bacon e ovos… e prepare-os com antecedência para facilitar a se servir depois.

4. Concentre-se na gratidão

“Quando você acordar, comece com o pensamento: ‘Por que sou grata hoje?’”, sugere a Dra. Beatrice Tauber Prior, psicóloga clínica. Comece então a agradecer pelas pequenas coisas que você tem: por ter estar respirando, pelo dia que raiou, pela noite de sono, por ter um teto…

Mantenha um bloco de notas ao lado da cama para começar o dia anotando o que você mais agradece. Talvez sejam seus filhos, o clima, um bom livro, seu marido, esposa, ou um animal de estimação que você mal pode esperar para acariciar. Lembre-se das coisas pelas quais vale a pena sair da cama. “Então, peça a si mesmo para se levantar para aquilo pelo qual é grato.”

5. Torne as manhãs emocionantes

Crie uma rotina que você possa antecipar. Reserve 15 minutos para se encontrar com os amigos nas redes sociais, faça alongamento matinal de ioga de 10 minutos, ou tome um pouco de sol enquanto bebe seu café no quintal.

Pense nas coisas que o fariam mais animado pela manhã – e depois faça-as!

6. Peça ajuda profissional

Não tenha vergonha. Converse com um amigo. Procure também um terapeuta, psicólogo, psiquiatra. Ele pode ajudá-lo a explorar suas lutas mais profundas, com o benefício adicional de receber conselhos profissionais sobre como realizar as tarefas do dia-a-dia.

Se você está lutando contra distúrbios do sono relacionados à depressão ou distúrbio afetivo sazonal, também pode experimentar a terapia de luz brilhante.

Este tipo de terapia envolve a exposição a uma caixa de luz que imita a luz solar natural. Pode combater a falta de vitamina D devido ao isolamento depressivo e, como bônus, um olhar na direção desta luz vai te acordar muito rapidamente!

Fonte: Só Notícia Boa

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