NacionalNotícias

Semana do Patrimônio Cultural: Música, Oficinas e Debates em todo o Brasil

Entre os dias 11 e 15 de agosto, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) promove a Semana do Patrimônio Cultural, abrindo as portas para diversas atividades que permeiam todo o Brasil. Essa iniciativa faz parte das comemorações do Dia Nacional do Patrimônio Histórico, celebrado em 17 de agosto, data que reconhece a importância cultural dos bens históricos para a sociedade.

Com o tema “Participação Social, Territórios e Sustentabilidade”, a programação da Semana do Patrimônio Cultural se caracteriza por uma variedade de atrações. Apresentações musicais, oficinas, rodas de conversa e muitas outras atividades, todas abertas ao público, farão parte da programação, como explica o presidente do Iphan, Leandro Grass: “No Rio de Janeiro, em nossa superintendência, haverá debates significativos sobre o Carnaval. Em Belém do Pará, atividades importantes abordarão a relação entre meio-ambiente e cultura, com preparação para a COP 30. Brasília e todo o país também terão atividades especiais. Essas iniciativas visam abrir as portas do Iphan para a comunidade, fortalecer os laços e garantir essa parceria fundamental, como determina a Constituição: preservar o patrimônio é uma tarefa do poder público em colaboração com a sociedade.”

Leandro Grass enfatiza que a Semana do Patrimônio Cultural tem como objetivo despertar o interesse de todos pelo tema. O presidente do Iphan destaca ainda que o patrimônio cultural é uma ferramenta poderosa para a promoção da cidadania.

O dia 17 de agosto, data escolhida para celebrar o Dia do Patrimônio, homenageia Rodrigo Melo Franco de Andrade, advogado e escritor, fundador do Iphan em 1937.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo