Trump em dúvida sobre terceiro mandato

Em uma entrevista à CNBC, o presidente americano, Donald Trump, afirmou que “provavelmente não” buscará um terceiro mandato à presidência. Apesar da probabilidade, Trump confessou ter “os melhores números de avaliação” de sua carreira e expressou desejo de concorrer novamente.
Vale lembrar que, desde 1951, uma emenda constitucional americana proíbe a reeleição de um presidente para mais de dois mandatos, mesmo que não consecutivos, como é o caso de Trump, que já ocupou o cargo entre 2017 e 2021.
Apesar da limitação constitucional, entusiastas de Trump frequentemente especulam sobre a possibilidade de um terceiro mandato para o republicano. Essa especulação ganhou força em abril, quando lojas que comercializam produtos oficiais do presidente começaram a vender itens alusivos a um eventual terceiro mandato.
No mês de março, Trump declarou sua preferência por não falar sobre o assunto, mas mencionou a existência de “brechas” que foram discutidas e são bem conhecidas. No entanto, ele afirmou não acreditar em utilizar essas brechas. O presidente ainda destacou que está sendo “inundado por solicitações” e que acredita estar “fazendo um bom trabalho”.
Em janeiro, Trump se tornou o homem mais velho a assumir a presidência dos Estados Unidos, com 78 anos e 220 dias de idade no primeiro dia de seu segundo mandato. Esse recorde superou o anterior do presidente Joe Biden, que tinha 78 anos e 61 dias quando começou seu único mandato em janeiro de 2021.