27 de julho – Dia do Pediatra
A data foi escolhida por ser o dia da fundação da Sociedade Brasileira de Pediatria, ocorrida em 1910.
O médico(a) pediatra tem o dom de cuidar e tratar de crianças e adolescentes. Não é uma tarefa fácil, pois precisa não só atender, como passar segurança e confiança para a criança e principalmente para os pais, fazendo muitas vezes atendimento em forma de brincadeiras para distrair a criança ou bebê. Eles cuidam do bem mais precioso das famílias: os filhos!
Neste dia especial, não poderia deixar de lembrar da minha querida mãe: Dra. Julieta, pediatra com verdadeiro amor a profissão. Sempre muito estudiosa e dedicada, cuidava de cada criança como se fosse seu próprio filho(a). Modestamente, dizia ter o “dom do diagnóstico”, o que parecia ser real, pois muitos pacientes foram salvos graças a sua experiência e dom pela profissão.
Esses profissionais tem um juramento próprio no qual prometem solenemente:
“Eu, pediatra, prometo que farei pela criança que me é confiada o que faria pelo filho de minha carne. E assim, minha consciência de nada me acusará. E poderei dormir o sono dos justos. Assim prometo.”
Calcula-se que no Brasil existam cerca de 20 pediatras para cada 100 mil habitantes, sendo uma das especialidades mais procuradas.
Parabéns pela linda profissão que exercem e que suas mãos sejam sempre a cura para nossos pequenos.
Exelente doutora renata parabéns…