
O Siará+, um serviço de streaming gratuito com o nome peculiar “S-I” no início, marca uma estreia única no cenário audiovisual brasileiro. Focado na distribuição de obras cearenses, a plataforma busca ampliar o reconhecimento e o acesso dessas produções para um público mais amplo.
A iniciativa tem como objetivo também integrar o Siará+ a um contexto educacional, encorajando sua utilização em escolas, mostras e cineclubes. Atualmente, a plataforma disponibiliza cinquenta títulos, abrangendo curtas e longas de ficção, animações, videoclipes e documentários, através do site siaramais.cultura.ce.gov.br. A promessa é de que novas produções serão adicionadas em breve, enriquecendo ainda mais o catálogo.
O lançamento oficial do Siará+ aconteceu no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza, e celebrou os 50 anos de carreira do cineasta Rosemberg Cariry. Reconhecido por sua linguagem poética e forte ligação com a cultura popular, Cariry detém uma filmografia de grande relevância para o cinema brasileiro.
Em homenagem ao cineasta, foi exibido durante o evento o longa “Lua Cambará: Nas Escadarias do Palácio”, em cópia restaurada pelo Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque. O filme, estrelado por Enrique Diaz e Dira Paes, também se junta às outras obras disponíveis no Siará+.
Em paralelo ao lançamento, o Cineteatro São Luiz abriu inscrições até o dia 24 de agosto para a Chamada Pública. A seleção visa escolher 30 curtas brasileiros produzidos entre 2020 e 2025 para uma mostra online na plataforma Siará+.