NacionalNotícias

STF condena Carla Zambelli por porte ilegal de arma e constrangimento

O julgamento virtual da deputada Carla Zambelli no Supremo Tribunal Federal, referente aos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com uso de arma de fogo, chega ao fim nesta sexta-feira (22). O caso se refere a um ato em que Zambelli, às vésperas das eleições de 2022, apontou um revólver e perseguiu um jornalista em uma rua de São Paulo.

A tendência aponta para a condenação da deputada, com seis votos acompanhando o relator, ministro Gilmar Mendes, que propõe uma pena de 5 anos e 3 meses de prisão. Dezenas divergentes surgem dos ministros Nunes Marques e André Mendonça. O primeiro votou pela absolvição, enquanto o segundo, embora contra a condenação por porte ilegal de arma de fogo, manteve a culpabilidade por constrangimento ilegal, sugerindo uma pena de oito meses de detenção em regime aberto.

Ainda aguardam-se os votos de Luiz Fux e Luís Roberto Barroso para que o julgamento seja concluído. Atualmente, Carla Zambelli encontra-se presa na Itália, para onde fugiu de forma a evitar o cumprimento de um mandado de prisão em outro processo. Nesse caso, ela foi condenada a 10 anos de prisão pela invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça e também deverá pagar R$ 2 milhões em danos coletivos.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo