Mundo

Ex-chefe de Gabinete da Califórnia é Presa e Indiciada

Uma ex-chefe de gabinete do governador democrata da Califórnia, Gavin Newsom, foi presa na quarta-feira (12) e indiciada em 23 acusações. A notícia foi divulgada pela emissora NBC, que informou que Dana Williamson, de 53 anos, teria desviado mais de US$ 225 mil de uma campanha política inativa para uso pessoal.

Segundo a denúncia, Williamson teria transferido o dinheiro para a conta de um associado, Sean McCluskie, que era chefe de gabinete de Xavier Becerra, então secretário de Saúde dos EUA, na gestão do presidente democrata Joe Biden. A acusação também alega que Williamson declarou falsamente mais de US$ 1 milhão em deduções comerciais em uma declaração de imposto de renda, que na verdade foram usados para viagens luxuosas, jatos particulares e joias de grife.

Williamson foi chefe de gabinete de Newsom do final de 2022 até dezembro de 2024. É importante destacar que o governador da Califórnia e Becerra não foram implicados nas acusações. A ex-chefe de gabinete foi liberada sob certas condições, incluindo a entrega do passaporte, após se declarar inocente em audiência judicial.

A prisão de Williamson segue uma série de denúncias de corrupção em campanhas políticas na Califórnia. O governador Newsom divulgou um comunicado afirmando que Williamson não faz mais parte da administração do democrata e que espera que todos os servidores públicos mantenham os mais altos padrões de integridade.

Ainda mais, a notícia da prisão de Williamson foi noticiada logo após o governador da Califórnia ter sido citado como um possível candidato democrata à presidência em 2028. A situação é considerada delicada, pois pode afetar a imagem de Newsom e a confiabilidade das eleições na Califórnia.

A CBS News informou que Williamson foi indiciada em 23 acusações, incluindo conspiração para cometer fraude bancária e eletrônica, fraude bancária, fraude eletrônica, conspiração para fraudar os EUA e obstruir a Justiça, apresentação de declarações de imposto de renda falsas e declarações falsas.

A prisão de Williamson é apenas mais um capítulo em uma série de denúncias de corrupção e fraude em campanhas políticas na Califórnia. A situação é considerada preocupante, pois pode afetar a confiança dos cidadãos nos líderes políticos e nas instituições.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo